Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/344
Resumo: One of the main issues related to the teacher's performance refers to the relationship between teaching and learning, and the types of methodologies used in the classroom; doing if necessary to verify the effectiveness and efficiency of teaching practices in these processes. We opted for bibliographic review research through an experience report, for the understanding of the educational process, the construction of knowledge and the application of active methodologies in an interdisciplinary and contextualized perspective in teaching, through the development of an integrative project. the construction and implementation of participatory models of teaching and learning with active methodologies, in which students of the Subsequent course of the Federal Institute of Education of Amapá - IFAP, Advanced Campus Oiapoque experienced these new technologies and participated in this process, increasing their skills of reflection, to see and interpret the world, to analyze it, with project experimentation and management as facilitators, expanding their knowledge beyond with notions of citizenship and social responsibility. Therefore, this proposal was attentive to the skills, needs, experiences experienced by the student and it is necessary that other methods help and facilitate the understanding of the content, for the proper understanding of those involved.
id IFAP-2_1e19e355a755e0b538d88d7b07f4c5d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/344
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-APMetodologias ativasEducação - OiapoqueCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMOne of the main issues related to the teacher's performance refers to the relationship between teaching and learning, and the types of methodologies used in the classroom; doing if necessary to verify the effectiveness and efficiency of teaching practices in these processes. We opted for bibliographic review research through an experience report, for the understanding of the educational process, the construction of knowledge and the application of active methodologies in an interdisciplinary and contextualized perspective in teaching, through the development of an integrative project. the construction and implementation of participatory models of teaching and learning with active methodologies, in which students of the Subsequent course of the Federal Institute of Education of Amapá - IFAP, Advanced Campus Oiapoque experienced these new technologies and participated in this process, increasing their skills of reflection, to see and interpret the world, to analyze it, with project experimentation and management as facilitators, expanding their knowledge beyond with notions of citizenship and social responsibility. Therefore, this proposal was attentive to the skills, needs, experiences experienced by the student and it is necessary that other methods help and facilitate the understanding of the content, for the proper understanding of those involved.Uma das principais questões relacionadas à atuação do professor refere-se à relação entre ensino e aprendizagem, e os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula; fazendo se necessário à verificação da eficácia e eficiência das práticas docente nestes processos. Optou-se por pesquisa de revisão bibliográfica por meio de relato de experiência, para a compreensão do processo educativo, da construção do conhecimento e da aplicação das metodologias ativas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada no ensino, através de desenvolvimento de projeto integrador, buscou-se a construção e implementação de modelos participativos de ensino e aprendizagem com metodologias ativas, na qual alunos de curso subsequente do Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP, Campus Avançado Oiapoque vivenciaram estas novas tecnologias e participaram deste processo, aumentando suas habilidades de reflexão, de ver e interpretar o mundo, de analisá-lo, tendo como facilitadores a experimentação e o gerenciamento de projetos, ampliando seus conhecimentos para além com noções de cidadania e responsabilidade social. Diante disso, essa proposta se colocou atenta às aptidões, às necessidades, às experiências vivenciadas pelo aluno e se faz necessário que outros métodos auxiliem e facilitem o entendimento do conteúdo, para a devida compreensão dos envolvidos.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em Formação Pedagógica - EADIFAPBRITO, José Cesar Fariashttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9534801323858553MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás2021-06-18T22:05:03Z2021-06-182021-06-18T22:05:03Z2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás. Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP. 2021. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/344porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-18T22:05:03Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/344Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-18T22:05:03Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
title Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
spellingShingle Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás
Metodologias ativas
Educação - Oiapoque
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
title_full Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
title_fullStr Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
title_full_unstemmed Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
title_sort Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP
author MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás
author_facet MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRITO, José Cesar Farias
http://lattes.cnpq.br/3737864225426162
RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa
http://lattes.cnpq.br/9534801323858553
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Educação - Oiapoque
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Metodologias ativas
Educação - Oiapoque
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description One of the main issues related to the teacher's performance refers to the relationship between teaching and learning, and the types of methodologies used in the classroom; doing if necessary to verify the effectiveness and efficiency of teaching practices in these processes. We opted for bibliographic review research through an experience report, for the understanding of the educational process, the construction of knowledge and the application of active methodologies in an interdisciplinary and contextualized perspective in teaching, through the development of an integrative project. the construction and implementation of participatory models of teaching and learning with active methodologies, in which students of the Subsequent course of the Federal Institute of Education of Amapá - IFAP, Advanced Campus Oiapoque experienced these new technologies and participated in this process, increasing their skills of reflection, to see and interpret the world, to analyze it, with project experimentation and management as facilitators, expanding their knowledge beyond with notions of citizenship and social responsibility. Therefore, this proposal was attentive to the skills, needs, experiences experienced by the student and it is necessary that other methods help and facilitate the understanding of the content, for the proper understanding of those involved.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-18T22:05:03Z
2021-06-18
2021-06-18T22:05:03Z
2021-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás. Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP. 2021. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/344
identifier_str_mv MIRANDA, Lidiane de Vilhena Amanajás. Metodologia ativa: analisar o papel do projeto integrador no processo ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia no município de Oiapoque-AP. 2021. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981236617216