Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Cynd Bernadete da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Instituto Federal do Amapá
Texto Completo: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/328
Resumo: Teacher education is a crucial moment of socialization and construction of professional identity, a period in which academics are instructed in the appropriation of knowledge to move in action, the experiences acquired during graduation. It is intended through this work to verify the importance of the logbook as an instrument in the initial training process of chemistry teachers. At the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, some teachers of the degree course in chemistry have used logbooks as a methodological strategy to assist academics during a supervised internship, in order to promote, support for reflection, memory and improvement in some aspects such as writing, teaching and coping with conflicts arising from the profession. To obtain accurate results, an analysis was made of the diaries of some students in the curricular internship discipline and the application of questionnaires with them. The internship experiences could be better used if the trainees used methodological tools to help them during this process, the logbooks are presented as one of these tools. The data obtained clearly show the usefulness of written reports both for academic training and for self-reflection and the construction of new knowledge.
id IFAP-2_f1cd005166b1370aeb9cd6199a6b7fa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/328
network_acronym_str IFAP-2
network_name_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository_id_str
spelling Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do AmapáFormação de professoresEstágio supervisionadoEstágio curricularCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTeacher education is a crucial moment of socialization and construction of professional identity, a period in which academics are instructed in the appropriation of knowledge to move in action, the experiences acquired during graduation. It is intended through this work to verify the importance of the logbook as an instrument in the initial training process of chemistry teachers. At the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, some teachers of the degree course in chemistry have used logbooks as a methodological strategy to assist academics during a supervised internship, in order to promote, support for reflection, memory and improvement in some aspects such as writing, teaching and coping with conflicts arising from the profession. To obtain accurate results, an analysis was made of the diaries of some students in the curricular internship discipline and the application of questionnaires with them. The internship experiences could be better used if the trainees used methodological tools to help them during this process, the logbooks are presented as one of these tools. The data obtained clearly show the usefulness of written reports both for academic training and for self-reflection and the construction of new knowledge.A formação docente é um momento crucial de socialização e construção da identidade profissional, período em que os acadêmicos são instruídos para a apropriação do conhecimento para movimentar na ação, as experiências adquiridas ao longo da graduação. Pretende-se através deste trabalho constatar a importância do diário de bordo como instrumento no processo de formação inicial dos professores de química. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, alguns professores do curso de licenciatura em química têm utilizado os diários de bordo como estratégia metodológica para auxiliar os acadêmicos durante o estágio supervisionado, com o intuito de promover, suporte de reflexão, memória e melhoria em alguns aspectos como a escrita, o ensino e enfrentamento de conflitos advindos da profissão. Para obtenção de resultados precisos, realizou-se a análise dos diários de alguns acadêmicos da disciplina estágio curricular e aplicação de questionários com os mesmos. As experiências de estágios poderiam ser melhor aproveitadas se os estagiários fizessem uso de ferramentas metodológicas que os auxiliassem durante este processo, os diários de bordo apresentam-se como uma destas ferramentas. Os dados obtidos mostram claramente a utilidade dos relatos escritos tanto para a formação acadêmica como para auto reflexão e construção de novos saberes.Instituto Federal do AmapáBrasilLicenciatura em QuímicaIFAPSALES, Adriana Lucena dehttp://lattes.cnpq.br/4912401369967173RIOS, Carla Alice Theodoro Batistahttp://lattes.cnpq.br/1509539244856638COSTA, Cynd Bernadete da Silva2021-06-16T20:28:42Z2021-06-162021-06-16T20:28:42Z2021-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Cynd Bernadete da Silva. Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/328porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Instituto Federal do Amapáinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)instacron:IFAP2021-06-16T20:28:42Zoai:repositorio.ifap.edu.br:prefix/328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifap.edu.br/oai/requestsuzana.cardoso@ifap.edu.bropendoar:2021-06-16T20:28:42Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
title Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
spellingShingle Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
COSTA, Cynd Bernadete da Silva
Formação de professores
Estágio supervisionado
Estágio curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
title_full Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
title_fullStr Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
title_full_unstemmed Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
title_sort Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá
author COSTA, Cynd Bernadete da Silva
author_facet COSTA, Cynd Bernadete da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SALES, Adriana Lucena de
http://lattes.cnpq.br/4912401369967173
RIOS, Carla Alice Theodoro Batista
http://lattes.cnpq.br/1509539244856638
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Cynd Bernadete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio supervisionado
Estágio curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Formação de professores
Estágio supervisionado
Estágio curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Teacher education is a crucial moment of socialization and construction of professional identity, a period in which academics are instructed in the appropriation of knowledge to move in action, the experiences acquired during graduation. It is intended through this work to verify the importance of the logbook as an instrument in the initial training process of chemistry teachers. At the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, some teachers of the degree course in chemistry have used logbooks as a methodological strategy to assist academics during a supervised internship, in order to promote, support for reflection, memory and improvement in some aspects such as writing, teaching and coping with conflicts arising from the profession. To obtain accurate results, an analysis was made of the diaries of some students in the curricular internship discipline and the application of questionnaires with them. The internship experiences could be better used if the trainees used methodological tools to help them during this process, the logbooks are presented as one of these tools. The data obtained clearly show the usefulness of written reports both for academic training and for self-reflection and the construction of new knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16T20:28:42Z
2021-06-16
2021-06-16T20:28:42Z
2021-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Cynd Bernadete da Silva. Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/328
identifier_str_mv COSTA, Cynd Bernadete da Silva. Relevância dos diários de bordo na formação inicial dos professores de química no Instituto Federal do Amapá. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Química
IFAP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Amapá
Brasil
Licenciatura em Química
IFAP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Instituto Federal do Amapá
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron:IFAP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
instacron_str IFAP
institution IFAP
reponame_str Repositório do Instituto Federal do Amapá
collection Repositório do Instituto Federal do Amapá
repository.name.fl_str_mv Repositório do Instituto Federal do Amapá - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
repository.mail.fl_str_mv suzana.cardoso@ifap.edu.br
_version_ 1798311981193625600