MEDIÇÃO DAS FORÇAS DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO EM UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, ALLAN JOSÉ DA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PINTO, ABNER RODRIGUES, OLIVEIRA, DARIO JUNIOR MUNIZ DE, SOUZA, JONATAS OLIVEIRA ALCARDE DE, SILVA, KEVIN ALMEIDA, KAMIMURA, LINCOLN TOSHIKAZU
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1423
Resumo: O presente artigo abordou um estudo experimental sobre a medição das forças de arrasto e sustentação que são realizadas em ensaios feitos com um perfil aerodinâmicos utilizando um túnel de vento do tipo soprador, onde, este túnel de vento tem por finalidade o uso em âmbito acadêmico de ensino superior e tecnológico. Utilizando um modelo de perfil aerodinâmico com duas inclinações de ângulo de ataque diferentes, foi possível comparar as medições das forças, visualizar as diferenças que o ângulo de ataque promove nas forças de arrasto e sustentação e comprovar a viabilidade da utilização de um túnel de vento didático em instituições de ensino voltadas ao nível superior.
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