MEDIÇÃO DAS FORÇAS DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO EM UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1423 |
Resumo: | O presente artigo abordou um estudo experimental sobre a medição das forças de arrasto e sustentação que são realizadas em ensaios feitos com um perfil aerodinâmicos utilizando um túnel de vento do tipo soprador, onde, este túnel de vento tem por finalidade o uso em âmbito acadêmico de ensino superior e tecnológico. Utilizando um modelo de perfil aerodinâmico com duas inclinações de ângulo de ataque diferentes, foi possível comparar as medições das forças, visualizar as diferenças que o ângulo de ataque promove nas forças de arrasto e sustentação e comprovar a viabilidade da utilização de um túnel de vento didático em instituições de ensino voltadas ao nível superior. |
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MEDIÇÃO DAS FORÇAS DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO EM UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICOO presente artigo abordou um estudo experimental sobre a medição das forças de arrasto e sustentação que são realizadas em ensaios feitos com um perfil aerodinâmicos utilizando um túnel de vento do tipo soprador, onde, este túnel de vento tem por finalidade o uso em âmbito acadêmico de ensino superior e tecnológico. Utilizando um modelo de perfil aerodinâmico com duas inclinações de ângulo de ataque diferentes, foi possível comparar as medições das forças, visualizar as diferenças que o ângulo de ataque promove nas forças de arrasto e sustentação e comprovar a viabilidade da utilização de um túnel de vento didático em instituições de ensino voltadas ao nível superior.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/142310.21439/conexoes.v14i3.1423Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 3 (2020); 125-131Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 3 (2020); 125-131Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 3 (2020); 125-131Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 3 (2020); 125-131Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 3 (2020); 125-131Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 3 (2020); 125-1312176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1423/1497Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, ALLAN JOSÉ DAPINTO, ABNER RODRIGUESOLIVEIRA, DARIO JUNIOR MUNIZ DESOUZA, JONATAS OLIVEIRA ALCARDE DESILVA, KEVIN ALMEIDAKAMIMURA, LINCOLN TOSHIKAZU2020-07-24T11:57:29Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1423Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-07-24T11:57:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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