METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1403 |
Resumo: | As metodologias alternativas são estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes. Com este foco, o presente artigo tem como objetivo principal verificar quais as perspectivas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática sobre essas estratégias. Para tanto, aplicamos uma escala de Likert, contendo 21 afirmativas, com os professores das duas áreas em duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de metodologias alternativas pode beneficiar a aprendizagem dos alunos. Concluímos ainda que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos do aluno, além de ser fator motivador, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula. |
id |
IFCE-1_01d374057226f32d1d5de65464cb08d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1403 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICAAs metodologias alternativas são estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes. Com este foco, o presente artigo tem como objetivo principal verificar quais as perspectivas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática sobre essas estratégias. Para tanto, aplicamos uma escala de Likert, contendo 21 afirmativas, com os professores das duas áreas em duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de metodologias alternativas pode beneficiar a aprendizagem dos alunos. Concluímos ainda que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos do aluno, além de ser fator motivador, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/140310.21439/conexoes.v14i3.1403Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 3 (2020); 54-65Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 3 (2020); 54-65Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 3 (2020); 54-65Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 3 (2020); 54-65Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 3 (2020); 54-65Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 3 (2020); 54-652176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1403/1489Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alcilene Gomes de MenezesSilva, Lilianne de SousaBertini, Luciana MedeirosAlves, Leonardo Alcântara2020-07-24T11:57:29Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1403Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-07-24T11:57:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
title |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA Silva, Maria Alcilene Gomes de Menezes |
title_short |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
title_full |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
title_sort |
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
author |
Silva, Maria Alcilene Gomes de Menezes |
author_facet |
Silva, Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva, Lilianne de Sousa Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcântara |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lilianne de Sousa Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcântara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva, Lilianne de Sousa Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcântara |
description |
As metodologias alternativas são estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes. Com este foco, o presente artigo tem como objetivo principal verificar quais as perspectivas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática sobre essas estratégias. Para tanto, aplicamos uma escala de Likert, contendo 21 afirmativas, com os professores das duas áreas em duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de metodologias alternativas pode beneficiar a aprendizagem dos alunos. Concluímos ainda que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos do aluno, além de ser fator motivador, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1403 10.21439/conexoes.v14i3.1403 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i3.1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1403/1489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 3 (2020); 54-65 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 3 (2020); 54-65 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 3 (2020); 54-65 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 3 (2020); 54-65 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 3 (2020); 54-65 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 3 (2020); 54-65 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065670930432 |