Avaliação da Metodologia Jovem Cientista na Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz na Cidade de Cruz, Ceará
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1071 |
Resumo: | Em 2012, a EEM São Francisco da Cruz iniciou sua participação no Projeto Jovem de Futuro, que tem como uma das metodologias a Sistematização Jovem Cientista, implementada na escola em 2014 com uma série de projetos interdisciplinares e com metodologias diversificadas a serem trabalhadas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tomando como referência o ano letivo de 2014. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, onde foi observada a aplicabilidade das ações e aplicado um questionário aos professores que participaram diretamente da orientação dos projetos e outro questionário similar aos estudantes. Os questionários avaliam os efeitos dessas práticas e sua aceitação na comunidade escolar. Os resultados se mostraram positivos, uma vez que todo o trabalho foi desenvolvido dentro da proposta curricular, usando da diversidade metodológica, o que colaborou para o fortalecimento de práticas de ensino voltadas para a promoção da pesquisa em sala de aula. Conclui-se que a aplicação dessa metodologia favorece o uso da interdisciplinaridade e fomenta o protagonismo discente, no entanto nota-se que para pleno êxito é necessário planejamento e pesquisa por parte do docente para que possa conduzir os temas abordados de forma proveitosa, capaz de despertar no aluno o desejo de aprender. |
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Avaliação da Metodologia Jovem Cientista na Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz na Cidade de Cruz, CearáEm 2012, a EEM São Francisco da Cruz iniciou sua participação no Projeto Jovem de Futuro, que tem como uma das metodologias a Sistematização Jovem Cientista, implementada na escola em 2014 com uma série de projetos interdisciplinares e com metodologias diversificadas a serem trabalhadas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tomando como referência o ano letivo de 2014. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, onde foi observada a aplicabilidade das ações e aplicado um questionário aos professores que participaram diretamente da orientação dos projetos e outro questionário similar aos estudantes. Os questionários avaliam os efeitos dessas práticas e sua aceitação na comunidade escolar. Os resultados se mostraram positivos, uma vez que todo o trabalho foi desenvolvido dentro da proposta curricular, usando da diversidade metodológica, o que colaborou para o fortalecimento de práticas de ensino voltadas para a promoção da pesquisa em sala de aula. Conclui-se que a aplicação dessa metodologia favorece o uso da interdisciplinaridade e fomenta o protagonismo discente, no entanto nota-se que para pleno êxito é necessário planejamento e pesquisa por parte do docente para que possa conduzir os temas abordados de forma proveitosa, capaz de despertar no aluno o desejo de aprender.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/107110.21439/conexoes.v11i6.1071Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 6 (2017); 27-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 6 (2017); 27-35Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 6 (2017); 27-35Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 6 (2017); 27-35Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 6 (2017); 27-35Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 6 (2017); 27-352176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1071/1101Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Wanglêsio Silveira deFarias, Silvana Silveira de2018-04-18T10:54:18Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1071Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-04-18T10:54:18Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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