ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Nogueira, Maria Ionete
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sousa Oliveira, Mayara de, Oliveira Júnior, Ivan Barros de, B. Buarque, Hugo Leonardo, Santos Araújo, Rinaldo dos, Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135
Resumo: A utilização do fenol e de derivados fenólicos na síntese de diversos produtos torna sua presença freqüente em efluentes de diversas indústrias. A apreciável solubilidade desses compostos em água, aliada à sua alta reatividade e baixa capacidade de biodegradação (recalcitrantes) faz destes compostos substâncias potencialmente tóxicas à natureza e inclusão na lista de poluentes prioritários a serem monitorados no ambiente aquático. Dentre os vários métodos propostos na literatura para o tratamento de efluentes contendo compostos fenólicos, a adsorção utilizando adsorventes de baixo custo vem se destacando, constituindo processo alternativo para evitar que os mesmos cheguem aos corpos receptores. Neste trabalho estudou-se a eficiência do bagaço de casca de coco na remoção de fenol, 2-nitrofenol e 4-nitrofenol em meio aquoso. Isotermas de equilíbrio e curvas cinéticas de adsorção à temperatura ambiente, foram obtidas para o bagaço in natura e para o bagaço modificado quimicamente por tratamento com HCl. A concentração dos compostos fenólicos foi monitorada por cromatografia líquida de alta eficiência. Os dados experimentais mostraram percentuais médios de remoção mais favoráveis para o bagaço quimicamente modificado com valores de remoção de 43,5 % para o 2-nitrofenol, 35,4 % para o 4-nitrofenol e 20,9% para o fenol comum. A modelagem do equilíbrio segundo a isoterma de Freundlich foi satisfatória (R2 > 0,96) e caracteriza sistemas superficiais adsorventes moderadamente heterogêneos.
id IFCE-1_08688b4330661ce669d006a48ee622a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/135
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTEA utilização do fenol e de derivados fenólicos na síntese de diversos produtos torna sua presença freqüente em efluentes de diversas indústrias. A apreciável solubilidade desses compostos em água, aliada à sua alta reatividade e baixa capacidade de biodegradação (recalcitrantes) faz destes compostos substâncias potencialmente tóxicas à natureza e inclusão na lista de poluentes prioritários a serem monitorados no ambiente aquático. Dentre os vários métodos propostos na literatura para o tratamento de efluentes contendo compostos fenólicos, a adsorção utilizando adsorventes de baixo custo vem se destacando, constituindo processo alternativo para evitar que os mesmos cheguem aos corpos receptores. Neste trabalho estudou-se a eficiência do bagaço de casca de coco na remoção de fenol, 2-nitrofenol e 4-nitrofenol em meio aquoso. Isotermas de equilíbrio e curvas cinéticas de adsorção à temperatura ambiente, foram obtidas para o bagaço in natura e para o bagaço modificado quimicamente por tratamento com HCl. A concentração dos compostos fenólicos foi monitorada por cromatografia líquida de alta eficiência. Os dados experimentais mostraram percentuais médios de remoção mais favoráveis para o bagaço quimicamente modificado com valores de remoção de 43,5 % para o 2-nitrofenol, 35,4 % para o 4-nitrofenol e 20,9% para o fenol comum. A modelagem do equilíbrio segundo a isoterma de Freundlich foi satisfatória (R2 > 0,96) e caracteriza sistemas superficiais adsorventes moderadamente heterogêneos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/13510.21439/conexoes.v1i1.135Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 1, No. 1 (2007); 23-272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135/126Chaves Nogueira, Maria IoneteSousa Oliveira, Mayara deOliveira Júnior, Ivan Barros deB. Buarque, Hugo LeonardoSantos Araújo, Rinaldo dosNascimento, Ronaldo Ferreira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/135Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:52:55Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
title ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
spellingShingle ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
Chaves Nogueira, Maria Ionete
title_short ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
title_full ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
title_fullStr ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
title_full_unstemmed ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
title_sort ADSORÇÃO DE FENOL E NITROFENÓIS EM SOLUÇÃO AQUOSA USANDO BAGAÇO DE COCO COMO ADSORVENTE
author Chaves Nogueira, Maria Ionete
author_facet Chaves Nogueira, Maria Ionete
Sousa Oliveira, Mayara de
Oliveira Júnior, Ivan Barros de
B. Buarque, Hugo Leonardo
Santos Araújo, Rinaldo dos
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
author_role author
author2 Sousa Oliveira, Mayara de
Oliveira Júnior, Ivan Barros de
B. Buarque, Hugo Leonardo
Santos Araújo, Rinaldo dos
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves Nogueira, Maria Ionete
Sousa Oliveira, Mayara de
Oliveira Júnior, Ivan Barros de
B. Buarque, Hugo Leonardo
Santos Araújo, Rinaldo dos
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
description A utilização do fenol e de derivados fenólicos na síntese de diversos produtos torna sua presença freqüente em efluentes de diversas indústrias. A apreciável solubilidade desses compostos em água, aliada à sua alta reatividade e baixa capacidade de biodegradação (recalcitrantes) faz destes compostos substâncias potencialmente tóxicas à natureza e inclusão na lista de poluentes prioritários a serem monitorados no ambiente aquático. Dentre os vários métodos propostos na literatura para o tratamento de efluentes contendo compostos fenólicos, a adsorção utilizando adsorventes de baixo custo vem se destacando, constituindo processo alternativo para evitar que os mesmos cheguem aos corpos receptores. Neste trabalho estudou-se a eficiência do bagaço de casca de coco na remoção de fenol, 2-nitrofenol e 4-nitrofenol em meio aquoso. Isotermas de equilíbrio e curvas cinéticas de adsorção à temperatura ambiente, foram obtidas para o bagaço in natura e para o bagaço modificado quimicamente por tratamento com HCl. A concentração dos compostos fenólicos foi monitorada por cromatografia líquida de alta eficiência. Os dados experimentais mostraram percentuais médios de remoção mais favoráveis para o bagaço quimicamente modificado com valores de remoção de 43,5 % para o 2-nitrofenol, 35,4 % para o 4-nitrofenol e 20,9% para o fenol comum. A modelagem do equilíbrio segundo a isoterma de Freundlich foi satisfatória (R2 > 0,96) e caracteriza sistemas superficiais adsorventes moderadamente heterogêneos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135
10.21439/conexoes.v1i1.135
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v1i1.135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/135/126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 1, No. 1 (2007); 23-27
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111139315713