A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regis Vieira Alves, Francisco
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441
Resumo: Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática.
id IFCE-1_0ccfb9344b5232e1f20a62e564d06806
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/441
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOREste artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2011-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/44110.21439/conexoes.v5i1.441Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441/294Regis Vieira Alves, FranciscoBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:52:59Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/441Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:52:59Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Regis Vieira Alves, Francisco
title_short A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
author Regis Vieira Alves, Francisco
author_facet Regis Vieira Alves, Francisco
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regis Vieira Alves, Francisco
Borges Neto, Hermínio
description Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441
10.21439/conexoes.v5i1.441
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v5i1.441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441/294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064344481792