A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441 |
Resumo: | Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática. |
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A CONTRIBUIÇÃO DE EFRAIN FISCHBEIN PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOREste artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacam-se alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2011-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/44110.21439/conexoes.v5i1.441Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-26Conexões 杂志 – IFCE 科技; Vol. 5, No. 1 (2011); 22-262176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/441/294Regis Vieira Alves, FranciscoBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:52:59Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/441Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:52:59Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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