A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141 |
Resumo: | O referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência. |
id |
IFCE-1_113a519ef3229e903fcf10c42f70c4a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1141 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no EnsinoO referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoPereira, Ana Carolina CostaBatista, Antonia Naiara de Sousa2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/114110.21439/conexoes.v10i4.1141Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 25-342176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141/834info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1141Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
title |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
spellingShingle |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino Pereira, Ana Carolina Costa |
title_short |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
title_full |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
title_fullStr |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
title_full_unstemmed |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
title_sort |
A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino |
author |
Pereira, Ana Carolina Costa |
author_facet |
Pereira, Ana Carolina Costa Batista, Antonia Naiara de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Antonia Naiara de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Carolina Costa Batista, Antonia Naiara de Sousa |
description |
O referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141 10.21439/conexoes.v10i4.1141 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141/834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 25-34 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112649265152 |