A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Carolina Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Antonia Naiara de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141
Resumo: O referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.
id IFCE-1_113a519ef3229e903fcf10c42f70c4a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1141
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no EnsinoO referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoPereira, Ana Carolina CostaBatista, Antonia Naiara de Sousa2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/114110.21439/conexoes.v10i4.1141Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 25-342176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141/834info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1141Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
title A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
spellingShingle A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
Pereira, Ana Carolina Costa
title_short A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
title_full A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
title_fullStr A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
title_full_unstemmed A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
title_sort A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino
author Pereira, Ana Carolina Costa
author_facet Pereira, Ana Carolina Costa
Batista, Antonia Naiara de Sousa
author_role author
author2 Batista, Antonia Naiara de Sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Funcap - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
Batista, Antonia Naiara de Sousa
description O referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141
10.21439/conexoes.v10i4.1141
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1141/834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 25-34
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112649265152