EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/690 |
Resumo: | A educação a distância ganha destaque cada vez mais no espaço educacional. A EaD, por sua flexibilidade, consegue atingir de maneira dinâmica e didática grupos sociais com abrangência nacional e, às vezes, internacional. O presente trabalho apresenta uma análise do processo de ensino-aprendizagem do ensino a distância, bem como uma síntese dos conceitos da EaD. Constatou-se, nos resultados desta pesquisa, que a maioria dos alunos é do gênero masculino e entre 16 e 18 anos; o nível de assimilação do conteúdo pelos estudantes foi de 100%, com uma taxa de aprendizado acima de 40% para metade da turma e acima de 80% para a outra metade. Assim, os resultados obtidos demonstram que a Educação a Distância apresenta um processo de ensino-aprendizagem equiparado à educação presencial, se caracterizando, geralmente, com as mesmas dificuldades e facilidades. |
id |
IFCE-1_12c1c3e84751886c79441155e7d1b9ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/690 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CEA educação a distância ganha destaque cada vez mais no espaço educacional. A EaD, por sua flexibilidade, consegue atingir de maneira dinâmica e didática grupos sociais com abrangência nacional e, às vezes, internacional. O presente trabalho apresenta uma análise do processo de ensino-aprendizagem do ensino a distância, bem como uma síntese dos conceitos da EaD. Constatou-se, nos resultados desta pesquisa, que a maioria dos alunos é do gênero masculino e entre 16 e 18 anos; o nível de assimilação do conteúdo pelos estudantes foi de 100%, com uma taxa de aprendizado acima de 40% para metade da turma e acima de 80% para a outra metade. Assim, os resultados obtidos demonstram que a Educação a Distância apresenta um processo de ensino-aprendizagem equiparado à educação presencial, se caracterizando, geralmente, com as mesmas dificuldades e facilidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/69010.21439/conexoes.v9i2.690Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/690/533Oliveira, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:08Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/690Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE Oliveira, Marcelo |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRATO-CE |
author |
Oliveira, Marcelo |
author_facet |
Oliveira, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo |
description |
A educação a distância ganha destaque cada vez mais no espaço educacional. A EaD, por sua flexibilidade, consegue atingir de maneira dinâmica e didática grupos sociais com abrangência nacional e, às vezes, internacional. O presente trabalho apresenta uma análise do processo de ensino-aprendizagem do ensino a distância, bem como uma síntese dos conceitos da EaD. Constatou-se, nos resultados desta pesquisa, que a maioria dos alunos é do gênero masculino e entre 16 e 18 anos; o nível de assimilação do conteúdo pelos estudantes foi de 100%, com uma taxa de aprendizado acima de 40% para metade da turma e acima de 80% para a outra metade. Assim, os resultados obtidos demonstram que a Educação a Distância apresenta um processo de ensino-aprendizagem equiparado à educação presencial, se caracterizando, geralmente, com as mesmas dificuldades e facilidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/690 10.21439/conexoes.v9i2.690 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/690 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i2.690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/690/533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042064717774848 |