PESCA DE CERCO EM SÃO JOÃO DA BARRA, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begot, Ligia Henriques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Weller, Julliana, Mendes Santana, João Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/845
Resumo: O município de São João da Barra é predominantemente caracterizado por pescarias artesanais. A pescaria com rede de cerco está aos poucos sendo utilizada pela pescaria local como saída ao baixo rendimento financeiro de outras pescarias. O presente trabalho objetivou descrever estruturalmente e tecnologicamente as embarcações com rede de cerco (traineiras). A pesquisa foi realizada em 2010 através de questionários com tripulantes e proprietários de embarcações, mensurando média, amplitude e intervalo de confiança (α=0,05). O número de traineiras do município são cinco, construídas em casco de madeira e com as seguintes médias: comprimento total 12,4 m (±1,7); arqueação bruta 9,7 (±4,0); idade 4,8 anos (± 2,3); potência do motor principal 212 HP (±80,9) e número de tripulantes 7,4 (± 1,2). Todas as embarcações apresentavam como equipamentos de navegação e detecção de cardumes: bússola, GPS, sonda e sonar, e como equipamentos de comunicação rádios VHF e PX. A rede de cerco obteve as médias: comprimento total e altura de 613,6 m (±123,6) e 50,8 m(±6,3), respectivamente, com tamanhos de malha entre nós de 18,8 mm (±4,0) e 22,8 mm (±4,4); boia baleia com quantitativo de 4460 unidades por rede (±1749,3); chumbos com 0,180 kg (±0,04), conferindo um peso total de chumbo de 447,2 kg (± 48,5). As embarcações de São João da Barra possuem pouca idade em relação às demais traineiras registradas no litoral fluminense, maior comprimento total médio, maior potência de motor, além dos instrumentos de navegação presentes de alta tecnologia. Palavras-chave: pesca, traineira, cerco, norte fluminense; São João da Barra.
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