A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Valdecir Manoel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas Filho, Francisco Ferreira, da Silva, Gilberlândio Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de avaliar se a inserção da música como recurso-pedagógico favorece o desempenho dos alunos na aprendizagem do conteúdo Introdução ao estudo da Química. A proposta de ensino elaborada objetivou contribuir com o ensino deste conteúdo, minimizando dificuldades de aprendizagem dos alunos e buscando despertar o interesse e a motivação para aprender. A inserção da música nas atividades pedagógicas, estimula a participação dos alunos nas aulas de Química, propiciando a aprendizagem dos conceitos científicos associados ao conteúdo e rompe com a prática do ensino tradicional que, na maioria das vezes é por meio de aulas expositivas. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem interpretativista. Os sujeitos desta pesquisa foram 81 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O Instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado contendo 10 questões. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático-pedagógico auxilia os docentes e propicia aos educandos aulas mais prazerosas, despertando-lhe o interesse pela disciplina, tornando as aulas diversificadas e motivadoras, nas quais os educandos interagiram mais entre si e com o professor. Portanto, a proposta de ensino compreendendo a música como recurso didático favorece o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo científico ensinado nas aulas de Química na Educação Básica.
id IFCE-1_3b1754beb4b16a85a9a0f9682e735af0
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1541
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICAEste trabalho foi desenvolvido com o propósito de avaliar se a inserção da música como recurso-pedagógico favorece o desempenho dos alunos na aprendizagem do conteúdo Introdução ao estudo da Química. A proposta de ensino elaborada objetivou contribuir com o ensino deste conteúdo, minimizando dificuldades de aprendizagem dos alunos e buscando despertar o interesse e a motivação para aprender. A inserção da música nas atividades pedagógicas, estimula a participação dos alunos nas aulas de Química, propiciando a aprendizagem dos conceitos científicos associados ao conteúdo e rompe com a prática do ensino tradicional que, na maioria das vezes é por meio de aulas expositivas. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem interpretativista. Os sujeitos desta pesquisa foram 81 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O Instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado contendo 10 questões. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático-pedagógico auxilia os docentes e propicia aos educandos aulas mais prazerosas, despertando-lhe o interesse pela disciplina, tornando as aulas diversificadas e motivadoras, nas quais os educandos interagiram mais entre si e com o professor. Portanto, a proposta de ensino compreendendo a música como recurso didático favorece o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo científico ensinado nas aulas de Química na Educação Básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/154110.21439/conexoes.v14i4.1541Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 107-116Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 107-116Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 107-116Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 107-116Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 107-116Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 107-1162176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541/1508Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Valdecir ManoelDantas Filho, Francisco Ferreirada Silva, Gilberlândio Nunes2020-08-31T14:28:15Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1541Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T14:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
spellingShingle A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
da Silva, Valdecir Manoel
title_short A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_full A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_fullStr A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
title_sort A INSERÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
author da Silva, Valdecir Manoel
author_facet da Silva, Valdecir Manoel
Dantas Filho, Francisco Ferreira
da Silva, Gilberlândio Nunes
author_role author
author2 Dantas Filho, Francisco Ferreira
da Silva, Gilberlândio Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Valdecir Manoel
Dantas Filho, Francisco Ferreira
da Silva, Gilberlândio Nunes
description Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de avaliar se a inserção da música como recurso-pedagógico favorece o desempenho dos alunos na aprendizagem do conteúdo Introdução ao estudo da Química. A proposta de ensino elaborada objetivou contribuir com o ensino deste conteúdo, minimizando dificuldades de aprendizagem dos alunos e buscando despertar o interesse e a motivação para aprender. A inserção da música nas atividades pedagógicas, estimula a participação dos alunos nas aulas de Química, propiciando a aprendizagem dos conceitos científicos associados ao conteúdo e rompe com a prática do ensino tradicional que, na maioria das vezes é por meio de aulas expositivas. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem interpretativista. Os sujeitos desta pesquisa foram 81 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O Instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado contendo 10 questões. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático-pedagógico auxilia os docentes e propicia aos educandos aulas mais prazerosas, despertando-lhe o interesse pela disciplina, tornando as aulas diversificadas e motivadoras, nas quais os educandos interagiram mais entre si e com o professor. Portanto, a proposta de ensino compreendendo a música como recurso didático favorece o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo científico ensinado nas aulas de Química na Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541
10.21439/conexoes.v14i4.1541
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i4.1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1541/1508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 107-116
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 107-116
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 107-116
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 107-116
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 107-116
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 107-116
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065734893568