MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Regis, Márcia Roxana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes, Portela, Karine Nascimento, Santiago, Lívia Maria de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
DOI: 10.21439/conexoes.v9i2.734
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734
Resumo: Este artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD.
id IFCE-1_4e4d4603c3167d53baa094e8a9a17132
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/734
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
spelling MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCEEste artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/73410.21439/conexoes.v9i2.734Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734/548da Silva Regis, Márcia RoxanaSchmidlin, Iraci de Oliveira MoraesPortela, Karine NascimentoSantiago, Lívia Maria de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:10Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/734Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:10Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
title MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
spellingShingle MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
da Silva Regis, Márcia Roxana
da Silva Regis, Márcia Roxana
title_short MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
title_full MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
title_fullStr MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
title_full_unstemmed MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
title_sort MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
author da Silva Regis, Márcia Roxana
author_facet da Silva Regis, Márcia Roxana
da Silva Regis, Márcia Roxana
Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Portela, Karine Nascimento
Santiago, Lívia Maria de Lima
Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Portela, Karine Nascimento
Santiago, Lívia Maria de Lima
author_role author
author2 Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Portela, Karine Nascimento
Santiago, Lívia Maria de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Regis, Márcia Roxana
Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Portela, Karine Nascimento
Santiago, Lívia Maria de Lima
description Este artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734
10.21439/conexoes.v9i2.734
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734/548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1822176296415789056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.734