MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v9i2.734 |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734 |
Resumo: | Este artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD. |
id |
IFCE-1_4e4d4603c3167d53baa094e8a9a17132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/734 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
spelling |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCEEste artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/73410.21439/conexoes.v9i2.734Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734/548da Silva Regis, Márcia RoxanaSchmidlin, Iraci de Oliveira MoraesPortela, Karine NascimentoSantiago, Lívia Maria de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:10Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/734Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:10Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
title |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
spellingShingle |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE da Silva Regis, Márcia Roxana da Silva Regis, Márcia Roxana |
title_short |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
title_full |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
title_fullStr |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
title_full_unstemmed |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
title_sort |
MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO VERSUS MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: O QUE DIZEM OS ALUNOS DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DO IFCE |
author |
da Silva Regis, Márcia Roxana |
author_facet |
da Silva Regis, Márcia Roxana da Silva Regis, Márcia Roxana Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes Portela, Karine Nascimento Santiago, Lívia Maria de Lima Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes Portela, Karine Nascimento Santiago, Lívia Maria de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes Portela, Karine Nascimento Santiago, Lívia Maria de Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Regis, Márcia Roxana Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes Portela, Karine Nascimento Santiago, Lívia Maria de Lima |
description |
Este artigo analisa a preferência dos alunos dos cursos semipresenciais de graduação e pós-graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) quanto aos materiais impressos e digitais disponibilizados. O objetivo geral é refletir, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, sobre a importância dos materiais impressos para os alunos que estudam na modalidade de educação a distância. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário entre os alunos, apurando a preferência deles quantos aos formatos impresso e digital do material. A pesquisa identificou que, apesar das possibilidades proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, o material impresso ainda é uma alternativa necessária para a EaD, principalmente para os alunos dos cursos de graduação, que são, em grande parte, desprovidos do acesso frequente à internet ou até mesmo de aparatos tecnológicos. A pesquisa pretende contribuir, essencialmente, para elucidar a relevância que os materiais didáticos têm, independentemente do formato, para o processo de ensino-aprendizagem em cursos ofertados na modalidade de EaD. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734 10.21439/conexoes.v9i2.734 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i2.734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/734/548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1822176296415789056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i2.734 |