OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia, Rafaela Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250
Resumo: Considerando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando.
id IFCE-1_580a877c439d409573a4fe424d33a496
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOEducação; Ciência; BiologiaAmbiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. MangueConsiderando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Santos, Marcos RobertoMaia, Rafaela Camargo2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de livro didáticosapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/225010.21439/conexoes.v16i0.2250Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220182176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250/1609Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:23Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
title OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
spellingShingle OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
Santos, Marcos Roberto
Educação; Ciência; Biologia
Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue
title_short OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
title_full OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
title_fullStr OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
title_full_unstemmed OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
title_sort OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
author Santos, Marcos Roberto
author_facet Santos, Marcos Roberto
Maia, Rafaela Camargo
author_role author
author2 Maia, Rafaela Camargo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Roberto
Maia, Rafaela Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciência; Biologia
Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue
topic Educação; Ciência; Biologia
Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue
description Considerando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de livro didáticos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250
10.21439/conexoes.v16i0.2250
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250/1609
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022018
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110648582144