OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250 |
Resumo: | Considerando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando. |
id |
IFCE-1_580a877c439d409573a4fe424d33a496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOEducação; Ciência; BiologiaAmbiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. MangueConsiderando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Santos, Marcos RobertoMaia, Rafaela Camargo2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de livro didáticosapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/225010.21439/conexoes.v16i0.2250Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220182176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250/1609Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:23Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
title |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
spellingShingle |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO Santos, Marcos Roberto Educação; Ciência; Biologia Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue |
title_short |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
title_full |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
title_fullStr |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
title_full_unstemmed |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
title_sort |
OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO |
author |
Santos, Marcos Roberto |
author_facet |
Santos, Marcos Roberto Maia, Rafaela Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Rafaela Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcos Roberto Maia, Rafaela Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciência; Biologia Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue |
topic |
Educação; Ciência; Biologia Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue |
description |
Considerando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de livro didáticos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250 10.21439/conexoes.v16i0.2250 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2250/1609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022018 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110648582144 |