Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1154 |
Resumo: | Devido à necessidade de novas técnicas para o Ensino de Matemática, tem-se a História da Matemática como meio para tornar a aula um ambiente com maior aprendizado dos alunos, que pode ser inserida em sala de aula a partir do uso de fontes históricas. Neste estudo, objetivamos investigar o uso da fonte histórica, especificamente o problema 56 do Papiro de Rhind, na formação inicial do professor de Matemática como forma metodológica de conduzir o Ensino de Matemática na Educação Básica a partir da comparação de duas aplicações do problema na disciplina de História da Matemática. Esta é uma pesquisa de campo, em que utilizamos uma abordagem bibliográfica, um estudo documental e o exploratório-descritivo. Desta forma, pode-se identificar uma grande dificuldade dos alunos em tratar com a fonte histórica e explicar os cálculos sem as fórmulas previamente provadas que utilizamos atualmente. Assim, incentivamos que as fontes históricas sejam utilizadas para aprimorar o estudo de conteúdos, para que os professores possam se sentir preparados para utilizá-la em suas aulas, podendo ampliar o aprendizado dos alunos. |
id |
IFCE-1_5e849bdcf5da968170bb189ee19cae35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de RhindDevido à necessidade de novas técnicas para o Ensino de Matemática, tem-se a História da Matemática como meio para tornar a aula um ambiente com maior aprendizado dos alunos, que pode ser inserida em sala de aula a partir do uso de fontes históricas. Neste estudo, objetivamos investigar o uso da fonte histórica, especificamente o problema 56 do Papiro de Rhind, na formação inicial do professor de Matemática como forma metodológica de conduzir o Ensino de Matemática na Educação Básica a partir da comparação de duas aplicações do problema na disciplina de História da Matemática. Esta é uma pesquisa de campo, em que utilizamos uma abordagem bibliográfica, um estudo documental e o exploratório-descritivo. Desta forma, pode-se identificar uma grande dificuldade dos alunos em tratar com a fonte histórica e explicar os cálculos sem as fórmulas previamente provadas que utilizamos atualmente. Assim, incentivamos que as fontes históricas sejam utilizadas para aprimorar o estudo de conteúdos, para que os professores possam se sentir preparados para utilizá-la em suas aulas, podendo ampliar o aprendizado dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Coelho da Silva, IsabelleCosta Pereira, Ana Carolina2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/115410.21439/conexoes.v10i4.1154Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 141-1482176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1154/845info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1154Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:29Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
title |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
spellingShingle |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind Coelho da Silva, Isabelle |
title_short |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
title_full |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
title_fullStr |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
title_full_unstemmed |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
title_sort |
Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind |
author |
Coelho da Silva, Isabelle |
author_facet |
Coelho da Silva, Isabelle Costa Pereira, Ana Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Costa Pereira, Ana Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho da Silva, Isabelle Costa Pereira, Ana Carolina |
description |
Devido à necessidade de novas técnicas para o Ensino de Matemática, tem-se a História da Matemática como meio para tornar a aula um ambiente com maior aprendizado dos alunos, que pode ser inserida em sala de aula a partir do uso de fontes históricas. Neste estudo, objetivamos investigar o uso da fonte histórica, especificamente o problema 56 do Papiro de Rhind, na formação inicial do professor de Matemática como forma metodológica de conduzir o Ensino de Matemática na Educação Básica a partir da comparação de duas aplicações do problema na disciplina de História da Matemática. Esta é uma pesquisa de campo, em que utilizamos uma abordagem bibliográfica, um estudo documental e o exploratório-descritivo. Desta forma, pode-se identificar uma grande dificuldade dos alunos em tratar com a fonte histórica e explicar os cálculos sem as fórmulas previamente provadas que utilizamos atualmente. Assim, incentivamos que as fontes históricas sejam utilizadas para aprimorar o estudo de conteúdos, para que os professores possam se sentir preparados para utilizá-la em suas aulas, podendo ampliar o aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1154 10.21439/conexoes.v10i4.1154 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1154 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1154/845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 141-148 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112110297088 |