Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v13i1.1488 |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1488 |
Resumo: | Para um bom aproveitamento do ensino de botânica nas escolas, faz-se necessário o uso de ferramentas didáticas que valorizem o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas da sua região. Na busca por metodologias alternativas que possam despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo tornar o estudo de botânica na escola mais atrativo e colaborativo ao propor a confecção de exsicatas. Exsicatas são amostras de plantas que são coletadas, prensadas e desidratadas que servem aos botânicos para estudos sobre a morfologia e a sistemática vegetal. Diante disso, acreditamos que as exsicatas podem funcionar como material didático complementar às aulas de botânica e tornar o aprendizado mais próximo à realidade do estudante. A pesquisa foi desenvolvida durante uma disciplina eletiva de botânica ofertada em uma escola de ensino médio do município de Jaguaribe, Ceará. Quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados, a pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo experimental e dividida em quatro etapas: 1) aulas teóricas sobre estruturas vegetais; 2) aula de campo para coleta de material botânico; 3) preparação de exsicatas; 4) aplicação de questionário. Ao analisar o questionário, a maioria das respostas apontou que o ensino de botânica é mais atrativo e compreensivo quando são propostas atividades colaborativas, tais como a produção de exsicatas, sendo assim possível associar teoria e prática. Conclui-se que quanto mais contextualizado e coparticipativo for o ensino, mais próximo estaremos de uma aprendizagem significativa. |
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Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na EscolaAula prática. Coleção botânica. Ferramenta didática.Para um bom aproveitamento do ensino de botânica nas escolas, faz-se necessário o uso de ferramentas didáticas que valorizem o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas da sua região. Na busca por metodologias alternativas que possam despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo tornar o estudo de botânica na escola mais atrativo e colaborativo ao propor a confecção de exsicatas. Exsicatas são amostras de plantas que são coletadas, prensadas e desidratadas que servem aos botânicos para estudos sobre a morfologia e a sistemática vegetal. Diante disso, acreditamos que as exsicatas podem funcionar como material didático complementar às aulas de botânica e tornar o aprendizado mais próximo à realidade do estudante. A pesquisa foi desenvolvida durante uma disciplina eletiva de botânica ofertada em uma escola de ensino médio do município de Jaguaribe, Ceará. Quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados, a pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo experimental e dividida em quatro etapas: 1) aulas teóricas sobre estruturas vegetais; 2) aula de campo para coleta de material botânico; 3) preparação de exsicatas; 4) aplicação de questionário. Ao analisar o questionário, a maioria das respostas apontou que o ensino de botânica é mais atrativo e compreensivo quando são propostas atividades colaborativas, tais como a produção de exsicatas, sendo assim possível associar teoria e prática. Conclui-se que quanto mais contextualizado e coparticipativo for o ensino, mais próximo estaremos de uma aprendizagem significativa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2019-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/148810.21439/conexoes.v13i1.1488Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 13 No. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-37Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 Núm. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-37Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 13 No 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-37Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 13 N. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-37Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-37Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 13 编号 1 (2019): Edição Especial: PIBID; 30-372176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1488/1314Copyright (c) 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Joedson LimaCavalcante, Francisco Lucas PachecoXavier, Vinicius FacundoGouveia, Luciana de Freitas Patriota2019-05-29T10:22:20Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1488Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T10:22:20Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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