Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103 |
Resumo: | Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais. |
id |
IFCE-1_685e0b9bdec7b38bbb7caeb0bf6fc3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1103 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–CearáAmbiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110310.21439/conexoes.v12i3.1103Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 52-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 52-61Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 52-61Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 52-61Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 52-61Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 52-612176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103/1265Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Maria JoséNunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli2019-05-29T11:37:08Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1103Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T11:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
title |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
spellingShingle |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará de Oliveira, Maria José Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal. |
title_short |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
title_full |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
title_fullStr |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
title_sort |
Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará |
author |
de Oliveira, Maria José |
author_facet |
de Oliveira, Maria José Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Maria José Nunes Brasil de Matos, Eugênio Pacelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal. |
topic |
Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal. |
description |
Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103 10.21439/conexoes.v12i3.1103 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i3.1103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1103/1265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 3 (2018); 52-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 52-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 3 (2018); 52-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 3 (2018); 52-61 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 3 (2018); 52-61 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 3 (2018); 52-61 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042065236819968 |