Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eusebio dos Santos, Renata
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas Felipe, Kelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/847
Resumo: Esse artigo se propõe a fazer uma análise dos impactos do Programa de Assistência Estudantil, com recorte para a concessão de auxílios, na Política de Educação Profissional junto aos discentes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE)-Campus Limoeiro do Norte no primeiro semestre 2014. Com a proposta de realizar uma análise crítica, este artigo tem uma fundamentação teórica na qual apreende como se estrutura a Política de Educação Profissional no Brasil, bem como, examina a proposta governamental de uma Assistência Estudantil (AE) por meio das legislações vigentes. A pesquisa empírica foi de cunho quantitativo, a fim de colher dados acadêmicos dos discentes de cursos técnicos do IFCE/Campus de Limoeiro do Norte no primeiro semestre de 2014. Em seguida fez-se uma análise crítica do impacto da AE, com recorte para a concessão de auxílios aos discentes, realizando um comparativo do rendimento escolar dos discentes que recebiam auxílio e os que não recebiam, bem como, analisando o percentual de evasão e retenção dessas duas categorias de discentes. Ao constatar os dados coletados foi possível verificar que ainda é considerável o número de discentes que mesmo sendo beneficiados pela política de assistência estudantil com a concessão de auxílios ainda tem um déficit em relação à situação de rendimento acadêmico e sua permanência no campus, considerando que 17,3% dos discentes, mesmo recebendo auxílios pecuniários, estão em situação de evasão ou reprovação.
id IFCE-1_6cb000a23474d6a35da2440b85c6a1e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/847
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de AuxíliosEsse artigo se propõe a fazer uma análise dos impactos do Programa de Assistência Estudantil, com recorte para a concessão de auxílios, na Política de Educação Profissional junto aos discentes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE)-Campus Limoeiro do Norte no primeiro semestre 2014. Com a proposta de realizar uma análise crítica, este artigo tem uma fundamentação teórica na qual apreende como se estrutura a Política de Educação Profissional no Brasil, bem como, examina a proposta governamental de uma Assistência Estudantil (AE) por meio das legislações vigentes. A pesquisa empírica foi de cunho quantitativo, a fim de colher dados acadêmicos dos discentes de cursos técnicos do IFCE/Campus de Limoeiro do Norte no primeiro semestre de 2014. Em seguida fez-se uma análise crítica do impacto da AE, com recorte para a concessão de auxílios aos discentes, realizando um comparativo do rendimento escolar dos discentes que recebiam auxílio e os que não recebiam, bem como, analisando o percentual de evasão e retenção dessas duas categorias de discentes. Ao constatar os dados coletados foi possível verificar que ainda é considerável o número de discentes que mesmo sendo beneficiados pela política de assistência estudantil com a concessão de auxílios ainda tem um déficit em relação à situação de rendimento acadêmico e sua permanência no campus, considerando que 17,3% dos discentes, mesmo recebendo auxílios pecuniários, estão em situação de evasão ou reprovação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Eusebio dos Santos, RenataFreitas Felipe, Kelma2017-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/84710.21439/conexoes.v11i3.847Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2017); 93-992176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/847/1009info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/847Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:36Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
title Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
spellingShingle Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
Eusebio dos Santos, Renata
title_short Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
title_full Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
title_fullStr Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
title_full_unstemmed Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
title_sort Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional: Uma Análise sobre o Impacto da Concessão de Auxílios
author Eusebio dos Santos, Renata
author_facet Eusebio dos Santos, Renata
Freitas Felipe, Kelma
author_role author
author2 Freitas Felipe, Kelma
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eusebio dos Santos, Renata
Freitas Felipe, Kelma
description Esse artigo se propõe a fazer uma análise dos impactos do Programa de Assistência Estudantil, com recorte para a concessão de auxílios, na Política de Educação Profissional junto aos discentes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE)-Campus Limoeiro do Norte no primeiro semestre 2014. Com a proposta de realizar uma análise crítica, este artigo tem uma fundamentação teórica na qual apreende como se estrutura a Política de Educação Profissional no Brasil, bem como, examina a proposta governamental de uma Assistência Estudantil (AE) por meio das legislações vigentes. A pesquisa empírica foi de cunho quantitativo, a fim de colher dados acadêmicos dos discentes de cursos técnicos do IFCE/Campus de Limoeiro do Norte no primeiro semestre de 2014. Em seguida fez-se uma análise crítica do impacto da AE, com recorte para a concessão de auxílios aos discentes, realizando um comparativo do rendimento escolar dos discentes que recebiam auxílio e os que não recebiam, bem como, analisando o percentual de evasão e retenção dessas duas categorias de discentes. Ao constatar os dados coletados foi possível verificar que ainda é considerável o número de discentes que mesmo sendo beneficiados pela política de assistência estudantil com a concessão de auxílios ainda tem um déficit em relação à situação de rendimento acadêmico e sua permanência no campus, considerando que 17,3% dos discentes, mesmo recebendo auxílios pecuniários, estão em situação de evasão ou reprovação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/847
10.21439/conexoes.v11i3.847
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/847
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i3.847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/847/1009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2017); 93-99
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111572377600