Percepção da Poluição Sonora no Ambiente Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silveira, Andréa Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1030
Resumo: A poluição sonora afeta hospitais, residências e escolas, causando danos na saúde física e mental dos envolvidos. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos alunos e professores quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas abordagens quantitativa e qualitativa pelo método de análise do conteúdo de Bardin, para avaliar os questionários aplicados a 11 professores e 148 alunos da escola Cenecista Pio XII, Itapipoca-Ceará. Professores e alunos percebem ruídos internos e externos e identificam suas causas - principalmente conversas paralelas e tráfego de veículos - de forma semelhante. No entanto, eles diferem em relação às fontes mais poluidoras; os professores se queixam do barulho interno, mas para os alunos este é consequência dos ruídos externos. Mudanças de atitude de alunos e professores, combinadas com um tratamento acústico interno e externo são essenciais para o bom desempenho dos processos cognitivos.
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