Percepção da Poluição Sonora no Ambiente Escolar
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1030 |
Resumo: | A poluição sonora afeta hospitais, residências e escolas, causando danos na saúde física e mental dos envolvidos. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos alunos e professores quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas abordagens quantitativa e qualitativa pelo método de análise do conteúdo de Bardin, para avaliar os questionários aplicados a 11 professores e 148 alunos da escola Cenecista Pio XII, Itapipoca-Ceará. Professores e alunos percebem ruídos internos e externos e identificam suas causas - principalmente conversas paralelas e tráfego de veículos - de forma semelhante. No entanto, eles diferem em relação às fontes mais poluidoras; os professores se queixam do barulho interno, mas para os alunos este é consequência dos ruídos externos. Mudanças de atitude de alunos e professores, combinadas com um tratamento acústico interno e externo são essenciais para o bom desempenho dos processos cognitivos. |
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Percepção da Poluição Sonora no Ambiente EscolarA poluição sonora afeta hospitais, residências e escolas, causando danos na saúde física e mental dos envolvidos. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos alunos e professores quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas abordagens quantitativa e qualitativa pelo método de análise do conteúdo de Bardin, para avaliar os questionários aplicados a 11 professores e 148 alunos da escola Cenecista Pio XII, Itapipoca-Ceará. Professores e alunos percebem ruídos internos e externos e identificam suas causas - principalmente conversas paralelas e tráfego de veículos - de forma semelhante. No entanto, eles diferem em relação às fontes mais poluidoras; os professores se queixam do barulho interno, mas para os alunos este é consequência dos ruídos externos. Mudanças de atitude de alunos e professores, combinadas com um tratamento acústico interno e externo são essenciais para o bom desempenho dos processos cognitivos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Henriques, Ana Ciléia Pinto TeixeiraSilveira, Andréa Pereira2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/103010.21439/conexoes.v11i4.1030Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 4 (2017); 62-702176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1030/1032info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1030Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:39Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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