Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Bezerra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Andrade, Nádia Ferreira, Barboza, Felipe Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/951
Resumo: Tendo em vista os avanços tecnológicos a que temos tido acesso nos últimos anos, este trabalho se destaca pela importância de se abordar, no âmbito escolar, assuntos atuais de nanociência com foco na utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OA’s). Essa proposta tem como principal objetivo possibilitar recursos e opções ao funcionamento desses instrumentos aplicados ao ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, com os professores de Física das escolas estaduais de Tianguá – CE, localizadas na zona urbana da cidade, são elas: Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar, Liceu de Tianguá José Ni Moreira e a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. Foi sondado o ensino da nanociência no nível médio nestas instituições e a utilização dos objetos de aprendizagem no auxílio da explicação destes conceitos. Na pesquisa ficou nítido que muitos professores têm conhecimento da nanociência, mas não mostram esses conceitos na sala de aula, porém consideram importante que os alunos obtenham tais informações, mesmo que de forma rápida. Ao descrever os OA’s percebemos que estes são de fácil manipulação e nos possibilitam uma compreensão bem significativa dos conceitos envolvidos na nanociência, representado em uma linguagem acessível para o professor/aluno de nível médio. Foi proposta neste trabalho uma nova perspectiva para o ensino da nanociência, considerando a importância dos alunos compreenderem estes assuntos modernos que estão tomando uma difusão cada vez maior na mídia e na indústria.
id IFCE-1_82b1c5a571485d5472f76eca8c7ef006
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/951
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da NanociênciaTendo em vista os avanços tecnológicos a que temos tido acesso nos últimos anos, este trabalho se destaca pela importância de se abordar, no âmbito escolar, assuntos atuais de nanociência com foco na utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OA’s). Essa proposta tem como principal objetivo possibilitar recursos e opções ao funcionamento desses instrumentos aplicados ao ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, com os professores de Física das escolas estaduais de Tianguá – CE, localizadas na zona urbana da cidade, são elas: Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar, Liceu de Tianguá José Ni Moreira e a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. Foi sondado o ensino da nanociência no nível médio nestas instituições e a utilização dos objetos de aprendizagem no auxílio da explicação destes conceitos. Na pesquisa ficou nítido que muitos professores têm conhecimento da nanociência, mas não mostram esses conceitos na sala de aula, porém consideram importante que os alunos obtenham tais informações, mesmo que de forma rápida. Ao descrever os OA’s percebemos que estes são de fácil manipulação e nos possibilitam uma compreensão bem significativa dos conceitos envolvidos na nanociência, representado em uma linguagem acessível para o professor/aluno de nível médio. Foi proposta neste trabalho uma nova perspectiva para o ensino da nanociência, considerando a importância dos alunos compreenderem estes assuntos modernos que estão tomando uma difusão cada vez maior na mídia e na indústria.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Camila Bezerrade Andrade, Nádia FerreiraBarboza, Felipe Moreira2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/95110.21439/conexoes.v10i4.951Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 108-1192176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/951/842info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/951Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:25Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
title Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
spellingShingle Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
Silva, Camila Bezerra
title_short Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
title_full Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
title_fullStr Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
title_sort Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Nanociência
author Silva, Camila Bezerra
author_facet Silva, Camila Bezerra
de Andrade, Nádia Ferreira
Barboza, Felipe Moreira
author_role author
author2 de Andrade, Nádia Ferreira
Barboza, Felipe Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Bezerra
de Andrade, Nádia Ferreira
Barboza, Felipe Moreira
description Tendo em vista os avanços tecnológicos a que temos tido acesso nos últimos anos, este trabalho se destaca pela importância de se abordar, no âmbito escolar, assuntos atuais de nanociência com foco na utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OA’s). Essa proposta tem como principal objetivo possibilitar recursos e opções ao funcionamento desses instrumentos aplicados ao ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, com os professores de Física das escolas estaduais de Tianguá – CE, localizadas na zona urbana da cidade, são elas: Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar, Liceu de Tianguá José Ni Moreira e a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. Foi sondado o ensino da nanociência no nível médio nestas instituições e a utilização dos objetos de aprendizagem no auxílio da explicação destes conceitos. Na pesquisa ficou nítido que muitos professores têm conhecimento da nanociência, mas não mostram esses conceitos na sala de aula, porém consideram importante que os alunos obtenham tais informações, mesmo que de forma rápida. Ao descrever os OA’s percebemos que estes são de fácil manipulação e nos possibilitam uma compreensão bem significativa dos conceitos envolvidos na nanociência, representado em uma linguagem acessível para o professor/aluno de nível médio. Foi proposta neste trabalho uma nova perspectiva para o ensino da nanociência, considerando a importância dos alunos compreenderem estes assuntos modernos que estão tomando uma difusão cada vez maior na mídia e na indústria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/951
10.21439/conexoes.v10i4.951
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/951
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/951/842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 108-119
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112765657088