UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriani, Andreza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa da Silva, Arleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086
Resumo: Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica.
id IFCE-1_85218ba2f2a76fce91a879f4c3a9391e
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2086
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃOEducação científicaEspaço não formalVocações científico-tecnológicas.Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com abordagem exploratóriaapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/208610.21439/conexoes.v15i0.2086Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210202176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086/1565Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCipriani, AndrezaRosa da Silva, Arleide2022-08-22T09:53:51Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2086Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:51Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
title UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
spellingShingle UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
Cipriani, Andreza
Educação científica
Espaço não formal
Vocações científico-tecnológicas.
title_short UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
title_full UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
title_fullStr UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
title_sort UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO
author Cipriani, Andreza
author_facet Cipriani, Andreza
Rosa da Silva, Arleide
author_role author
author2 Rosa da Silva, Arleide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriani, Andreza
Rosa da Silva, Arleide
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Espaço não formal
Vocações científico-tecnológicas.
topic Educação científica
Espaço não formal
Vocações científico-tecnológicas.
description Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa com abordagem exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086
10.21439/conexoes.v15i0.2086
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2086/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021020
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066166906880