Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Viviane de Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Mayara da Silva, Farias, Teresa Raquel Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1274
Resumo: Identifica-se no Estado do Ceará, dificuldade de se encontrar solos que satisfaçam as condições impostas pelas especificações tradicionais para a construção de pavimentos. Devido a este fato, torna-se necessário, por vezes, recorrer a alternativas, como a estabilização desses materiais. Visando a economia dos custos no transporte de materiais até o local de execução da obra e a obtenção de materiais que atendam às especificações de projeto, este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade técnica de um solo com características argilosas por meio da estabilização química com a adição da cal em pó. O estudo foi sistematizado em duas etapas: a primeira abrangeu ensaios de caracterização e a segunda consistiu na determinação de Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão Simples e aplicação do método de dosagem proposto por Thompson (1966). Os resultados mostraram que com 3% de cal em pó, o solo tornou-se reativo, bem como manifestou melhorias no que diz respeito às suas propriedades físicas. Entretanto, melhor resultado foi obtido para a mistura solo-cal com teor de 5%. Recomenda-se, então, para o tipo de solo analisado, o uso de 5% desse estabilizante. Esse teor justifica-se porque apresentou melhores resultados de resistência à compressão, atingiu valores de resistência superiores aos mínimos exigidos em projetos de pavimentos. De maneira abrangente, as misturas de solo-cal apresentaram comportamento favorável para a execução de camadas de base e sub-base de pavimentos, destacando-se como uma alternativa para a pavimentação.
id IFCE-1_8cbf1d959e2ede1b998df2cee60cf5ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1274
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de PavimentaçãoEnsaios geotécnicos; Estabilização química; Pavimentos.Identifica-se no Estado do Ceará, dificuldade de se encontrar solos que satisfaçam as condições impostas pelas especificações tradicionais para a construção de pavimentos. Devido a este fato, torna-se necessário, por vezes, recorrer a alternativas, como a estabilização desses materiais. Visando a economia dos custos no transporte de materiais até o local de execução da obra e a obtenção de materiais que atendam às especificações de projeto, este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade técnica de um solo com características argilosas por meio da estabilização química com a adição da cal em pó. O estudo foi sistematizado em duas etapas: a primeira abrangeu ensaios de caracterização e a segunda consistiu na determinação de Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão Simples e aplicação do método de dosagem proposto por Thompson (1966). Os resultados mostraram que com 3% de cal em pó, o solo tornou-se reativo, bem como manifestou melhorias no que diz respeito às suas propriedades físicas. Entretanto, melhor resultado foi obtido para a mistura solo-cal com teor de 5%. Recomenda-se, então, para o tipo de solo analisado, o uso de 5% desse estabilizante. Esse teor justifica-se porque apresentou melhores resultados de resistência à compressão, atingiu valores de resistência superiores aos mínimos exigidos em projetos de pavimentos. De maneira abrangente, as misturas de solo-cal apresentaram comportamento favorável para a execução de camadas de base e sub-base de pavimentos, destacando-se como uma alternativa para a pavimentação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Oliveira, Viviane de AraújoLima, Mayara da SilvaFarias, Teresa Raquel Lima2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/127410.21439/conexoes.v13i3.1274Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2019); 24-322176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1274/1343Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-20T14:16:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1274Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-20T14:16:47Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
title Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
spellingShingle Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
Oliveira, Viviane de Araújo
Ensaios geotécnicos; Estabilização química; Pavimentos.
title_short Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
title_full Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
title_fullStr Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
title_full_unstemmed Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
title_sort Análise Mecânica de um Solo Areno-Argiloso Estabilizado com Cal para Fins de Pavimentação
author Oliveira, Viviane de Araújo
author_facet Oliveira, Viviane de Araújo
Lima, Mayara da Silva
Farias, Teresa Raquel Lima
author_role author
author2 Lima, Mayara da Silva
Farias, Teresa Raquel Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Viviane de Araújo
Lima, Mayara da Silva
Farias, Teresa Raquel Lima
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios geotécnicos; Estabilização química; Pavimentos.
topic Ensaios geotécnicos; Estabilização química; Pavimentos.
description Identifica-se no Estado do Ceará, dificuldade de se encontrar solos que satisfaçam as condições impostas pelas especificações tradicionais para a construção de pavimentos. Devido a este fato, torna-se necessário, por vezes, recorrer a alternativas, como a estabilização desses materiais. Visando a economia dos custos no transporte de materiais até o local de execução da obra e a obtenção de materiais que atendam às especificações de projeto, este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade técnica de um solo com características argilosas por meio da estabilização química com a adição da cal em pó. O estudo foi sistematizado em duas etapas: a primeira abrangeu ensaios de caracterização e a segunda consistiu na determinação de Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão Simples e aplicação do método de dosagem proposto por Thompson (1966). Os resultados mostraram que com 3% de cal em pó, o solo tornou-se reativo, bem como manifestou melhorias no que diz respeito às suas propriedades físicas. Entretanto, melhor resultado foi obtido para a mistura solo-cal com teor de 5%. Recomenda-se, então, para o tipo de solo analisado, o uso de 5% desse estabilizante. Esse teor justifica-se porque apresentou melhores resultados de resistência à compressão, atingiu valores de resistência superiores aos mínimos exigidos em projetos de pavimentos. De maneira abrangente, as misturas de solo-cal apresentaram comportamento favorável para a execução de camadas de base e sub-base de pavimentos, destacando-se como uma alternativa para a pavimentação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1274
10.21439/conexoes.v13i3.1274
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1274
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v13i3.1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1274/1343
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2019); 24-32
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112131268608