As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Victor Hugo Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Janine Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1245
Resumo: Este estudo abordou a comercialização do time-sharing em um meio de hospedagem do Ceará. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de marketing aplicadas ao time-sharing e à fidelização dos clientes de um resort cearense. A pesquisa teve como objetivos específicos: averiguar o perfil do público-alvo e a segmentação de mercado utilizada pelo resort em questão para potencializar as vendas do tempo compartilhado; identificar as principais ferramentas consideradas no processo de comercialização do time-sharing; investigar os impactos da venda do tempo compartilhado nos períodos de baixa estação para o meio de hospedagem e sociedade. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada realizada com um funcionário do resort, com vasta experiência profissional no ramo de marketing e time-sharing aplicados à hotelaria. A análise dos dados foi realizada através da transcrição das falas do entrevistado. O estudo aponta que o time-sharing contribui para a ocupação dos apartamentos do empreendimento hoteleiro nos períodos de baixa estação; o perfil do cliente de time-sharing é caracterizado por pessoas casadas, com renda elevada e cultura de viagem, e a segmentação de mercado utilizada é a psicográfica; preço e promoção são as ferramentas consideradas no processo de comercialização do produto; para fidelizar o cliente a empresa oferece como diferenciais, o atendimento de qualidade para o hóspede, o cartão fidelidade com vários benefícios e descontos nos mais variados serviços; a venda do time-sharing traz benefícios para a comunidade local, através da geração de renda e empregos formais e informais.
id IFCE-1_8ea792b4fcfd22f76222d4edace01f82
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1245
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearensetimesharing; marketing; resort; Fortaleza - Ceará.Este estudo abordou a comercialização do time-sharing em um meio de hospedagem do Ceará. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de marketing aplicadas ao time-sharing e à fidelização dos clientes de um resort cearense. A pesquisa teve como objetivos específicos: averiguar o perfil do público-alvo e a segmentação de mercado utilizada pelo resort em questão para potencializar as vendas do tempo compartilhado; identificar as principais ferramentas consideradas no processo de comercialização do time-sharing; investigar os impactos da venda do tempo compartilhado nos períodos de baixa estação para o meio de hospedagem e sociedade. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada realizada com um funcionário do resort, com vasta experiência profissional no ramo de marketing e time-sharing aplicados à hotelaria. A análise dos dados foi realizada através da transcrição das falas do entrevistado. O estudo aponta que o time-sharing contribui para a ocupação dos apartamentos do empreendimento hoteleiro nos períodos de baixa estação; o perfil do cliente de time-sharing é caracterizado por pessoas casadas, com renda elevada e cultura de viagem, e a segmentação de mercado utilizada é a psicográfica; preço e promoção são as ferramentas consideradas no processo de comercialização do produto; para fidelizar o cliente a empresa oferece como diferenciais, o atendimento de qualidade para o hóspede, o cartão fidelidade com vários benefícios e descontos nos mais variados serviços; a venda do time-sharing traz benefícios para a comunidade local, através da geração de renda e empregos formais e informais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Castro, Victor Hugo Santos deSilva, Janine Oliveira da2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/124510.21439/conexoes.v12i1.1245Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2019); 33-402176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1245/1344Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-20T14:16:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1245Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-20T14:16:47Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
title As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
spellingShingle As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
Castro, Victor Hugo Santos de
timesharing; marketing; resort; Fortaleza - Ceará.
title_short As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
title_full As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
title_fullStr As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
title_full_unstemmed As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
title_sort As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense
author Castro, Victor Hugo Santos de
author_facet Castro, Victor Hugo Santos de
Silva, Janine Oliveira da
author_role author
author2 Silva, Janine Oliveira da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Victor Hugo Santos de
Silva, Janine Oliveira da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv timesharing; marketing; resort; Fortaleza - Ceará.
topic timesharing; marketing; resort; Fortaleza - Ceará.
description Este estudo abordou a comercialização do time-sharing em um meio de hospedagem do Ceará. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de marketing aplicadas ao time-sharing e à fidelização dos clientes de um resort cearense. A pesquisa teve como objetivos específicos: averiguar o perfil do público-alvo e a segmentação de mercado utilizada pelo resort em questão para potencializar as vendas do tempo compartilhado; identificar as principais ferramentas consideradas no processo de comercialização do time-sharing; investigar os impactos da venda do tempo compartilhado nos períodos de baixa estação para o meio de hospedagem e sociedade. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada realizada com um funcionário do resort, com vasta experiência profissional no ramo de marketing e time-sharing aplicados à hotelaria. A análise dos dados foi realizada através da transcrição das falas do entrevistado. O estudo aponta que o time-sharing contribui para a ocupação dos apartamentos do empreendimento hoteleiro nos períodos de baixa estação; o perfil do cliente de time-sharing é caracterizado por pessoas casadas, com renda elevada e cultura de viagem, e a segmentação de mercado utilizada é a psicográfica; preço e promoção são as ferramentas consideradas no processo de comercialização do produto; para fidelizar o cliente a empresa oferece como diferenciais, o atendimento de qualidade para o hóspede, o cartão fidelidade com vários benefícios e descontos nos mais variados serviços; a venda do time-sharing traz benefícios para a comunidade local, através da geração de renda e empregos formais e informais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1245
10.21439/conexoes.v12i1.1245
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1245
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i1.1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1245/1344
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2019); 33-40
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112768802816