Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fabiana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Perin dos Santos, Paula, Silva de Aragão, Maria do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1454
Resumo: Enquanto se encontra no conforto do seu lar, rodeada de inúmeros textos científicos que lhe orientam acerca dos passos metodológicos que uma pesquisa geolinguística deve seguir, tudo parece simples, prático e rápido. No entanto, quando toda a metodologia planejada vai a campo, a situação se configura completamente diferente e os desafios que se apresentam devem ser superados, ou então, todo o trabalho projetado se desmorona. É com o intuito de relatar os desafios enfrentados pela pesquisadora em questão durante a pesquisa de campo do Atlas Linguístico dos Sertões Cearenses (ALSCe) que produzimos este trabalho. O ALSCe será um atlas linguístico que documentará o léxico e a morfossintaxe do falar cearense na mesorregião geograficamente definida como os Sertões Cearenses. Para que esse atlas se concretize é preciso passar por várias etapas, desde a escolha da localidade até a produção das cartas linguísticas. Com tudo isso, faz-se necessário que, após a definição das variáveis extralinguísticas (local, sexo, idade e escolaridade), realizemos a pesquisa de campo propriamente dita. É neste aspecto que discorremos ao longo deste trabalho para servir de orientação para futuros pesquisadores geolinguistas que, assim como nós, estarão dispostos a deixar o conforto de seus lares e se aventurarem pelo universo extraordinário da língua falada no cotidiano. Para alicerçar cientificamente nosso trabalho, recorremos a Caruso (1998), Brandão (2005), Alencar et al. (2016), Ferreira (2016).
id IFCE-1_8faaf9d88d4e77114dcd4797f31f2cbc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1454
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de CampoDialetologia; Metodologia; Geolinguística; Ceará.Enquanto se encontra no conforto do seu lar, rodeada de inúmeros textos científicos que lhe orientam acerca dos passos metodológicos que uma pesquisa geolinguística deve seguir, tudo parece simples, prático e rápido. No entanto, quando toda a metodologia planejada vai a campo, a situação se configura completamente diferente e os desafios que se apresentam devem ser superados, ou então, todo o trabalho projetado se desmorona. É com o intuito de relatar os desafios enfrentados pela pesquisadora em questão durante a pesquisa de campo do Atlas Linguístico dos Sertões Cearenses (ALSCe) que produzimos este trabalho. O ALSCe será um atlas linguístico que documentará o léxico e a morfossintaxe do falar cearense na mesorregião geograficamente definida como os Sertões Cearenses. Para que esse atlas se concretize é preciso passar por várias etapas, desde a escolha da localidade até a produção das cartas linguísticas. Com tudo isso, faz-se necessário que, após a definição das variáveis extralinguísticas (local, sexo, idade e escolaridade), realizemos a pesquisa de campo propriamente dita. É neste aspecto que discorremos ao longo deste trabalho para servir de orientação para futuros pesquisadores geolinguistas que, assim como nós, estarão dispostos a deixar o conforto de seus lares e se aventurarem pelo universo extraordinário da língua falada no cotidiano. Para alicerçar cientificamente nosso trabalho, recorremos a Caruso (1998), Brandão (2005), Alencar et al. (2016), Ferreira (2016).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CNPqFUNCAPLima, Fabiana dos SantosPerin dos Santos, PaulaSilva de Aragão, Maria do Socorro2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/145410.21439/conexoes.v12i2.1454Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 20-272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1454/1228Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1454Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
title Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
spellingShingle Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
Lima, Fabiana dos Santos
Dialetologia; Metodologia; Geolinguística; Ceará.
title_short Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
title_full Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
title_fullStr Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
title_full_unstemmed Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
title_sort Caminhos Percorridos pela Geolinguística nos Sertões Cearenses: Pesquisa de Campo
author Lima, Fabiana dos Santos
author_facet Lima, Fabiana dos Santos
Perin dos Santos, Paula
Silva de Aragão, Maria do Socorro
author_role author
author2 Perin dos Santos, Paula
Silva de Aragão, Maria do Socorro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FUNCAP
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fabiana dos Santos
Perin dos Santos, Paula
Silva de Aragão, Maria do Socorro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Dialetologia; Metodologia; Geolinguística; Ceará.
topic Dialetologia; Metodologia; Geolinguística; Ceará.
description Enquanto se encontra no conforto do seu lar, rodeada de inúmeros textos científicos que lhe orientam acerca dos passos metodológicos que uma pesquisa geolinguística deve seguir, tudo parece simples, prático e rápido. No entanto, quando toda a metodologia planejada vai a campo, a situação se configura completamente diferente e os desafios que se apresentam devem ser superados, ou então, todo o trabalho projetado se desmorona. É com o intuito de relatar os desafios enfrentados pela pesquisadora em questão durante a pesquisa de campo do Atlas Linguístico dos Sertões Cearenses (ALSCe) que produzimos este trabalho. O ALSCe será um atlas linguístico que documentará o léxico e a morfossintaxe do falar cearense na mesorregião geograficamente definida como os Sertões Cearenses. Para que esse atlas se concretize é preciso passar por várias etapas, desde a escolha da localidade até a produção das cartas linguísticas. Com tudo isso, faz-se necessário que, após a definição das variáveis extralinguísticas (local, sexo, idade e escolaridade), realizemos a pesquisa de campo propriamente dita. É neste aspecto que discorremos ao longo deste trabalho para servir de orientação para futuros pesquisadores geolinguistas que, assim como nós, estarão dispostos a deixar o conforto de seus lares e se aventurarem pelo universo extraordinário da língua falada no cotidiano. Para alicerçar cientificamente nosso trabalho, recorremos a Caruso (1998), Brandão (2005), Alencar et al. (2016), Ferreira (2016).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1454
10.21439/conexoes.v12i2.1454
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1454
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i2.1454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1454/1228
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 20-27
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112537067520