Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Glaylson Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, Francisco Frederico Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1165
Resumo: A demanda crescente por energia no mundo tem gerado cada vez mais pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis. Dentre as mais abordadas está a energia eólica, a qual tem sido transformada em energia elétrica predominantemente por turbinas eólicas de eixo horizontal (TEEH). Contudo, evidenciam-se escassos estudos relacionados às turbinas eólicas de eixo vertical (TEEV). Nesse raciocínio, iniciou-se uma atividade objetivando a análise estrutural de uma TEEV com um modelo de instalação previamente idealizado do tipo Darrieus no meio urbano. Foi traçado um estudo dos materiais utilizados, buscando eliminar ou, pelo menos, minimizar adversidades estruturais. Tal modelo foi desenvolvido inicialmente em uma plataforma de desenho computacional 3D. Nesta etapa de criação do modelo, buscou-se fazer o uso do mínimo de material possível de forma que a leveza da turbina fosse preservada. O modelo foi exportado para o Ansys (2012), onde foi dada sequência à simulação estrutural estática por elementos finitos. Foram realizadas simulações aplicando a rotação nominal da turbina, incluindo outras condições de contorno a fim de verificar os fatores de segurança mínimos e deformações sofridas. Através da análise dos resultados, foram propostas pequenas alterações na geometria, afim de chegar em um modelo satisfatório.
id IFCE-1_95ae8cfe1a61250289fdc05f62b03860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1165
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo VerticalA demanda crescente por energia no mundo tem gerado cada vez mais pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis. Dentre as mais abordadas está a energia eólica, a qual tem sido transformada em energia elétrica predominantemente por turbinas eólicas de eixo horizontal (TEEH). Contudo, evidenciam-se escassos estudos relacionados às turbinas eólicas de eixo vertical (TEEV). Nesse raciocínio, iniciou-se uma atividade objetivando a análise estrutural de uma TEEV com um modelo de instalação previamente idealizado do tipo Darrieus no meio urbano. Foi traçado um estudo dos materiais utilizados, buscando eliminar ou, pelo menos, minimizar adversidades estruturais. Tal modelo foi desenvolvido inicialmente em uma plataforma de desenho computacional 3D. Nesta etapa de criação do modelo, buscou-se fazer o uso do mínimo de material possível de forma que a leveza da turbina fosse preservada. O modelo foi exportado para o Ansys (2012), onde foi dada sequência à simulação estrutural estática por elementos finitos. Foram realizadas simulações aplicando a rotação nominal da turbina, incluindo outras condições de contorno a fim de verificar os fatores de segurança mínimos e deformações sofridas. Através da análise dos resultados, foram propostas pequenas alterações na geometria, afim de chegar em um modelo satisfatório.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Craveiro, Glaylson SilvaMatos, Francisco Frederico Santos2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/116510.21439/conexoes.v10i5.1165Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 5 (2016): Edição Especial: Energias Renováveis; 22-272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1165/860info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1165Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:26Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
title Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
spellingShingle Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
Craveiro, Glaylson Silva
title_short Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
title_full Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
title_fullStr Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
title_full_unstemmed Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
title_sort Análise Estrutural de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical
author Craveiro, Glaylson Silva
author_facet Craveiro, Glaylson Silva
Matos, Francisco Frederico Santos
author_role author
author2 Matos, Francisco Frederico Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Glaylson Silva
Matos, Francisco Frederico Santos
description A demanda crescente por energia no mundo tem gerado cada vez mais pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis. Dentre as mais abordadas está a energia eólica, a qual tem sido transformada em energia elétrica predominantemente por turbinas eólicas de eixo horizontal (TEEH). Contudo, evidenciam-se escassos estudos relacionados às turbinas eólicas de eixo vertical (TEEV). Nesse raciocínio, iniciou-se uma atividade objetivando a análise estrutural de uma TEEV com um modelo de instalação previamente idealizado do tipo Darrieus no meio urbano. Foi traçado um estudo dos materiais utilizados, buscando eliminar ou, pelo menos, minimizar adversidades estruturais. Tal modelo foi desenvolvido inicialmente em uma plataforma de desenho computacional 3D. Nesta etapa de criação do modelo, buscou-se fazer o uso do mínimo de material possível de forma que a leveza da turbina fosse preservada. O modelo foi exportado para o Ansys (2012), onde foi dada sequência à simulação estrutural estática por elementos finitos. Foram realizadas simulações aplicando a rotação nominal da turbina, incluindo outras condições de contorno a fim de verificar os fatores de segurança mínimos e deformações sofridas. Através da análise dos resultados, foram propostas pequenas alterações na geometria, afim de chegar em um modelo satisfatório.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1165
10.21439/conexoes.v10i5.1165
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1165
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i5.1165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1165/860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 5 (2016): Edição Especial: Energias Renováveis; 22-27
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110706253824