RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/909 |
Resumo: | O nosso desafio como professor é possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em Matemá- tica buscando meios de garantir a formação de cidadãos capazes de reconhecer o seu papel na sociedade. Buscamos focar em ações que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruências de triângulos. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didática para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece a aprendizagem do aluno e coloca o professor como mediador no processo de sistematização das ideias matemáticas necessárias para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo do nosso estudo consiste em proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática do IFCE - Campus Canindé, um minicurso sobre a utilização do GeoGebra como ferramenta didática para a resolução de problemas de Geometria Plana. Para a análise e coleta de dados foi realizado o estudo do PPC do curso e ministrado um minicurso introdutório de GeoGebra para 21 alunos matriculados na disciplina de Geometria. Os instrumentos de pesquisa foram: 02 questionários diagnósticos, a observação e o registro fotográfico. As análises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram receptivos ao uso do software GeoGebra. O minicurso e as atividades didáticas tiveram um bom nível de aceitação por parte dos futuros professores de Matemática. As conclusões ressaltam que o uso do GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didática alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinâmica e interativa para se aprender Matemática. |
id |
IFCE-1_99bd5354ed0b120b76a19925fe1aef76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/909 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRAO nosso desafio como professor é possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em Matemá- tica buscando meios de garantir a formação de cidadãos capazes de reconhecer o seu papel na sociedade. Buscamos focar em ações que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruências de triângulos. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didática para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece a aprendizagem do aluno e coloca o professor como mediador no processo de sistematização das ideias matemáticas necessárias para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo do nosso estudo consiste em proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática do IFCE - Campus Canindé, um minicurso sobre a utilização do GeoGebra como ferramenta didática para a resolução de problemas de Geometria Plana. Para a análise e coleta de dados foi realizado o estudo do PPC do curso e ministrado um minicurso introdutório de GeoGebra para 21 alunos matriculados na disciplina de Geometria. Os instrumentos de pesquisa foram: 02 questionários diagnósticos, a observação e o registro fotográfico. As análises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram receptivos ao uso do software GeoGebra. O minicurso e as atividades didáticas tiveram um bom nível de aceitação por parte dos futuros professores de Matemática. As conclusões ressaltam que o uso do GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didática alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinâmica e interativa para se aprender Matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Vasconcelos, Francisco Ricardo NogueiraVieira Alves, Francisco RégisDuarte Maia, José Albertode Lima, Ivoneide Pinheiro2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/90910.21439/conexoes.v9i4.909Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 134-1422176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/909/689info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/909Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:18Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
title |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
spellingShingle |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA Vasconcelos, Francisco Ricardo Nogueira |
title_short |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
title_full |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
title_fullStr |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
title_full_unstemmed |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
title_sort |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
author |
Vasconcelos, Francisco Ricardo Nogueira |
author_facet |
Vasconcelos, Francisco Ricardo Nogueira Vieira Alves, Francisco Régis Duarte Maia, José Alberto de Lima, Ivoneide Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Alves, Francisco Régis Duarte Maia, José Alberto de Lima, Ivoneide Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Francisco Ricardo Nogueira Vieira Alves, Francisco Régis Duarte Maia, José Alberto de Lima, Ivoneide Pinheiro |
description |
O nosso desafio como professor é possibilitar a melhoria da qualidade do ensino em Matemá- tica buscando meios de garantir a formação de cidadãos capazes de reconhecer o seu papel na sociedade. Buscamos focar em ações que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos no estudo de congruências de triângulos. Para isso, propomos o uso do software GeoGebra como ferramenta didática para as aulas de Geometria Plana, por entendermos que esse recurso favorece a aprendizagem do aluno e coloca o professor como mediador no processo de sistematização das ideias matemáticas necessárias para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo do nosso estudo consiste em proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática do IFCE - Campus Canindé, um minicurso sobre a utilização do GeoGebra como ferramenta didática para a resolução de problemas de Geometria Plana. Para a análise e coleta de dados foi realizado o estudo do PPC do curso e ministrado um minicurso introdutório de GeoGebra para 21 alunos matriculados na disciplina de Geometria. Os instrumentos de pesquisa foram: 02 questionários diagnósticos, a observação e o registro fotográfico. As análises dos resultados evidenciaram que os alunos se mostraram receptivos ao uso do software GeoGebra. O minicurso e as atividades didáticas tiveram um bom nível de aceitação por parte dos futuros professores de Matemática. As conclusões ressaltam que o uso do GeoGebra deve ser entendido como ferramenta didática alternativa para o ensino de Geometria, no sentido de proporcionar ao aluno, uma metodologia dinâmica e interativa para se aprender Matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/909 10.21439/conexoes.v9i4.909 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/909 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i4.909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/909/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 134-142 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112140705792 |