ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lana Pinheiro, Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/726
Resumo: Este artigo tem por objetivo verificar se as atividades propostas na Aula 1 da disciplina Língua Inglesa 3B – Compreensão e produção escrita, do curso virtual de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Ceará (UFC), levam em consideração os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, dado que são veiculadas por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) chamado Solar, que se configura como espaço capaz de oferecer opções diversas de tarefas aos participantes do curso, podendo atender às suas diferenças individuais. Foi realizado um estudo de caso de tais atividades, cuja análise pauta-se pelos pressupostos teóricos de Palloff e Pratt (2004) sobre estilos de aprendizagem, e por teorias de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e de Educação a Distância. Os resultados mostram que não são oferecidas opções de atividades para os alunos as escolherem de acordo com o que lhes for mais pertinente, e que uma mesma atividade pode contemplar alunos que possuem diferentes estilos de aprendizagem. No caso das atividades dessa disciplina em específico, foram identificados os estilos visual-verbal e interpessoal-relacional.
id IFCE-1_a71f1b4c08a35c63553bed10a692f90a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/726
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMEste artigo tem por objetivo verificar se as atividades propostas na Aula 1 da disciplina Língua Inglesa 3B – Compreensão e produção escrita, do curso virtual de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Ceará (UFC), levam em consideração os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, dado que são veiculadas por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) chamado Solar, que se configura como espaço capaz de oferecer opções diversas de tarefas aos participantes do curso, podendo atender às suas diferenças individuais. Foi realizado um estudo de caso de tais atividades, cuja análise pauta-se pelos pressupostos teóricos de Palloff e Pratt (2004) sobre estilos de aprendizagem, e por teorias de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e de Educação a Distância. Os resultados mostram que não são oferecidas opções de atividades para os alunos as escolherem de acordo com o que lhes for mais pertinente, e que uma mesma atividade pode contemplar alunos que possuem diferentes estilos de aprendizagem. No caso das atividades dessa disciplina em específico, foram identificados os estilos visual-verbal e interpessoal-relacional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lana Pinheiro, Patrícia2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/72610.21439/conexoes.v9i2.726Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/726/531info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/726Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Lana Pinheiro, Patrícia
title_short ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_full ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_sort ATIVIDADES ONLINE E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE COMO CONTEMPLAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
author Lana Pinheiro, Patrícia
author_facet Lana Pinheiro, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lana Pinheiro, Patrícia
description Este artigo tem por objetivo verificar se as atividades propostas na Aula 1 da disciplina Língua Inglesa 3B – Compreensão e produção escrita, do curso virtual de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Ceará (UFC), levam em consideração os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, dado que são veiculadas por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) chamado Solar, que se configura como espaço capaz de oferecer opções diversas de tarefas aos participantes do curso, podendo atender às suas diferenças individuais. Foi realizado um estudo de caso de tais atividades, cuja análise pauta-se pelos pressupostos teóricos de Palloff e Pratt (2004) sobre estilos de aprendizagem, e por teorias de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e de Educação a Distância. Os resultados mostram que não são oferecidas opções de atividades para os alunos as escolherem de acordo com o que lhes for mais pertinente, e que uma mesma atividade pode contemplar alunos que possuem diferentes estilos de aprendizagem. No caso das atividades dessa disciplina em específico, foram identificados os estilos visual-verbal e interpessoal-relacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/726
10.21439/conexoes.v9i2.726
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/726
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/726/531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111579717632