Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais. |
id |
IFCE-1_a8292a0b6d09e6e9796574c85c54b555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3323 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.Pandemiaaprendizagens docentesformação continuadaeducação digitalhiper-conectadaEste artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2024-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/332310.21439/conexoes.v18i0.3323Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022008Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e0220082176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323/1668Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz MarceloSantos, Stella Castilhos Morigi dosRosa, Cleci Teresinha Werner da2024-04-04T17:27:51Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3323Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-04-04T17:27:51Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
title |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
spellingShingle |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. Darroz, Luiz Marcelo Pandemia aprendizagens docentes formação continuada educação digital hiper-conectada |
title_short |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
title_full |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
title_fullStr |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
title_full_unstemmed |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
title_sort |
Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. |
author |
Darroz, Luiz Marcelo |
author_facet |
Darroz, Luiz Marcelo Santos, Stella Castilhos Morigi dos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Stella Castilhos Morigi dos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darroz, Luiz Marcelo Santos, Stella Castilhos Morigi dos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia aprendizagens docentes formação continuada educação digital hiper-conectada |
topic |
Pandemia aprendizagens docentes formação continuada educação digital hiper-conectada |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323 10.21439/conexoes.v18i0.3323 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v18i0.3323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323/1668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022008 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e022008 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066523422720 |