Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Stella Castilhos Morigi dos, Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais.
id IFCE-1_a8292a0b6d09e6e9796574c85c54b555
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3323
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.Pandemiaaprendizagens docentesformação continuadaeducação digitalhiper-conectadaEste artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2024-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/332310.21439/conexoes.v18i0.3323Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022008Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e0220082176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323/1668Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz MarceloSantos, Stella Castilhos Morigi dosRosa, Cleci Teresinha Werner da2024-04-04T17:27:51Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/3323Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-04-04T17:27:51Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
title Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
spellingShingle Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
Darroz, Luiz Marcelo
Pandemia
aprendizagens docentes
formação continuada
educação digital
hiper-conectada
title_short Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
title_full Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
title_fullStr Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
title_full_unstemmed Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
title_sort Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Santos, Stella Castilhos Morigi dos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author_role author
author2 Santos, Stella Castilhos Morigi dos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Santos, Stella Castilhos Morigi dos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
aprendizagens docentes
formação continuada
educação digital
hiper-conectada
topic Pandemia
aprendizagens docentes
formação continuada
educação digital
hiper-conectada
description Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323
10.21439/conexoes.v18i0.3323
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v18i0.3323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3323/1668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 18 (2024); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 18 (2024); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 18 (2024); e022008
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 18 (2024); e022008
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 18 (2024); e022008
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066523422720