O Ensino de Geometria Molecular com Materiais de Baixo Custo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1004 |
Resumo: | Esse trabalho trata de um relato de sala de aula e descreve uma atividade de ensino e modelagem sobre o assunto geometria molecular na disciplina de Química. A experiência ocorreu em uma escola de rede pública de ensino de Sobral – CE e se deu com o amparo de materiais de baixo custo. O uso desses materiais é essencial para trabalhar o nível submicroscópico de conhecimento químico, o qual não estava sendo bem trabalhado na disciplina de Química. Com a aplicação da atividade, houve melhoria na aprendizagem dos alunos, revelada pelo acréscimo em 23% na média de acertos para a associação entre fórmulas químicas das substâncias e sua geometria molecular, e de 26% na interpretação e representação de geometrias moleculares na forma tridimensional. Além de ter permitido a visualização de representações de moléculas e o entendimento do que seria geometria e arranjo e como identifica-las, a atividade permitiu a aproximação entre o fazer científico e a aprendizagem dos conhecimentos advindos dele. |
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O Ensino de Geometria Molecular com Materiais de Baixo CustoEsse trabalho trata de um relato de sala de aula e descreve uma atividade de ensino e modelagem sobre o assunto geometria molecular na disciplina de Química. A experiência ocorreu em uma escola de rede pública de ensino de Sobral – CE e se deu com o amparo de materiais de baixo custo. O uso desses materiais é essencial para trabalhar o nível submicroscópico de conhecimento químico, o qual não estava sendo bem trabalhado na disciplina de Química. Com a aplicação da atividade, houve melhoria na aprendizagem dos alunos, revelada pelo acréscimo em 23% na média de acertos para a associação entre fórmulas químicas das substâncias e sua geometria molecular, e de 26% na interpretação e representação de geometrias moleculares na forma tridimensional. Além de ter permitido a visualização de representações de moléculas e o entendimento do que seria geometria e arranjo e como identifica-las, a atividade permitiu a aproximação entre o fazer científico e a aprendizagem dos conhecimentos advindos dele.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPESde Menezes, Fernando LimaSilva, Séfora Bezerrade Menezes, Simão Cristinoda Silva, Dráulio Sales2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/100410.21439/conexoes.v10i4.1004Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 101-1072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1004/841info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1004Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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