ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/861 |
Resumo: | A educação ambiental pode ser entendida como prática socioeducativa integrada, contínua e permanente, devendo ser trabalhada com o propósito de informar a sociedade sobre a importância de amenizar os problemas relacionados ao meio ambiente. A reciclagem surge então como uma prática que pode contribuir para resolução de alguns problemas causados pelo excesso de lixo. Assim, é atribuído à escola parte da responsabilidade em difundir as práticas da educação ambiental que devem estar voltadas para a formação de cidadãos que valorizam o meio ambiente, contribuindo para que os impactos ambientais causados, principalmente pelo lixo, tornem-se menores. Neste trabalho, apresentamos uma proposta, a partir da temática lixo e reciclagem, para uma aula de Química do terceiro ano do ensino médio utilizando o conteúdo polímeros sintéticos. Para sua execução elaboramos um plano e roteiro de aula destinado ao professor que fizer a opção por sua utilização em seu ambiente de ensino. |
id |
IFCE-1_b4859eb57e08bc4001c3d35b12665a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/861 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICAA educação ambiental pode ser entendida como prática socioeducativa integrada, contínua e permanente, devendo ser trabalhada com o propósito de informar a sociedade sobre a importância de amenizar os problemas relacionados ao meio ambiente. A reciclagem surge então como uma prática que pode contribuir para resolução de alguns problemas causados pelo excesso de lixo. Assim, é atribuído à escola parte da responsabilidade em difundir as práticas da educação ambiental que devem estar voltadas para a formação de cidadãos que valorizam o meio ambiente, contribuindo para que os impactos ambientais causados, principalmente pelo lixo, tornem-se menores. Neste trabalho, apresentamos uma proposta, a partir da temática lixo e reciclagem, para uma aula de Química do terceiro ano do ensino médio utilizando o conteúdo polímeros sintéticos. Para sua execução elaboramos um plano e roteiro de aula destinado ao professor que fizer a opção por sua utilização em seu ambiente de ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/86110.21439/conexoes.v9i4.861Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-472176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/861/687Mury, Denise Fernanda TudesCantanhede, Leonardo BaltazarCantanhede, Severina Coêlho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:18Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/861Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:18Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
title |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
spellingShingle |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA Mury, Denise Fernanda Tudes |
title_short |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
title_full |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
title_fullStr |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
title_sort |
ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
author |
Mury, Denise Fernanda Tudes |
author_facet |
Mury, Denise Fernanda Tudes Cantanhede, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coêlho da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cantanhede, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coêlho da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mury, Denise Fernanda Tudes Cantanhede, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coêlho da Silva |
description |
A educação ambiental pode ser entendida como prática socioeducativa integrada, contínua e permanente, devendo ser trabalhada com o propósito de informar a sociedade sobre a importância de amenizar os problemas relacionados ao meio ambiente. A reciclagem surge então como uma prática que pode contribuir para resolução de alguns problemas causados pelo excesso de lixo. Assim, é atribuído à escola parte da responsabilidade em difundir as práticas da educação ambiental que devem estar voltadas para a formação de cidadãos que valorizam o meio ambiente, contribuindo para que os impactos ambientais causados, principalmente pelo lixo, tornem-se menores. Neste trabalho, apresentamos uma proposta, a partir da temática lixo e reciclagem, para uma aula de Química do terceiro ano do ensino médio utilizando o conteúdo polímeros sintéticos. Para sua execução elaboramos um plano e roteiro de aula destinado ao professor que fizer a opção por sua utilização em seu ambiente de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/861 10.21439/conexoes.v9i4.861 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/861 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i4.861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/861/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 37-47 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042064832069632 |