Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1448 |
Resumo: | A língua estrangeira, enquanto elemento primordial de uma outra cultura deve favorecer ao reconhecimento de identidades nacionais e não a supervalorização de uma sobre outra(s). O presente artigo tem por finalidade apresentar a Política Linguística adotada pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016c; BRASIL, 2016b) na adoção da língua inglesa como obrigatória no Ensino Médio. Nossa reflexão propõe-se, inicialmente, uma análise da construção deste documento e sua real representatividade a ponto de garantir-lhe o status de democraticamente legítimo (GRAMSCI, 1978; MIGNOLO, 2000) e, em seguida, quais as Políticas Linguísticas (SCHIFFMAN, 1996; SPOLSKY, 2004; SHOHAMY, 2006) priorizadas nos conteúdos estabelecidos na segunda versão do documento e se estas colaboram com perspectiva da diversidade linguística em diferentes contextos que entende a relação dinâmica entre a língua e a sociedade. Nesse estudo refletimos sobre a relevância das políticas linguísticas adotadas na Base, visando a utilidade da língua inglesa na sociedade brasileira, através do ambiente escolar como instrumento de interação da linguagem. |
id |
IFCE-1_b911001966e9412a202b83076c05d58f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1448 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino MédioPolíticas Linguísticas; BNCC; Língua Inglesa; Ensino Médio.A língua estrangeira, enquanto elemento primordial de uma outra cultura deve favorecer ao reconhecimento de identidades nacionais e não a supervalorização de uma sobre outra(s). O presente artigo tem por finalidade apresentar a Política Linguística adotada pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016c; BRASIL, 2016b) na adoção da língua inglesa como obrigatória no Ensino Médio. Nossa reflexão propõe-se, inicialmente, uma análise da construção deste documento e sua real representatividade a ponto de garantir-lhe o status de democraticamente legítimo (GRAMSCI, 1978; MIGNOLO, 2000) e, em seguida, quais as Políticas Linguísticas (SCHIFFMAN, 1996; SPOLSKY, 2004; SHOHAMY, 2006) priorizadas nos conteúdos estabelecidos na segunda versão do documento e se estas colaboram com perspectiva da diversidade linguística em diferentes contextos que entende a relação dinâmica entre a língua e a sociedade. Nesse estudo refletimos sobre a relevância das políticas linguísticas adotadas na Base, visando a utilidade da língua inglesa na sociedade brasileira, através do ambiente escolar como instrumento de interação da linguagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lins Jr., José Raymundo2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144810.21439/conexoes.v12i2.1448Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 63-732176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1448/1233Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1448Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
title |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
spellingShingle |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio Lins Jr., José Raymundo Políticas Linguísticas; BNCC; Língua Inglesa; Ensino Médio. |
title_short |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
title_full |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
title_fullStr |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
title_sort |
Políticas Linguísticas: Entre a Construção da BNCC e a Obrigatoriedade do Inglês no Ensino Médio |
author |
Lins Jr., José Raymundo |
author_facet |
Lins Jr., José Raymundo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins Jr., José Raymundo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Linguísticas; BNCC; Língua Inglesa; Ensino Médio. |
topic |
Políticas Linguísticas; BNCC; Língua Inglesa; Ensino Médio. |
description |
A língua estrangeira, enquanto elemento primordial de uma outra cultura deve favorecer ao reconhecimento de identidades nacionais e não a supervalorização de uma sobre outra(s). O presente artigo tem por finalidade apresentar a Política Linguística adotada pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016c; BRASIL, 2016b) na adoção da língua inglesa como obrigatória no Ensino Médio. Nossa reflexão propõe-se, inicialmente, uma análise da construção deste documento e sua real representatividade a ponto de garantir-lhe o status de democraticamente legítimo (GRAMSCI, 1978; MIGNOLO, 2000) e, em seguida, quais as Políticas Linguísticas (SCHIFFMAN, 1996; SPOLSKY, 2004; SHOHAMY, 2006) priorizadas nos conteúdos estabelecidos na segunda versão do documento e se estas colaboram com perspectiva da diversidade linguística em diferentes contextos que entende a relação dinâmica entre a língua e a sociedade. Nesse estudo refletimos sobre a relevância das políticas linguísticas adotadas na Base, visando a utilidade da língua inglesa na sociedade brasileira, através do ambiente escolar como instrumento de interação da linguagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1448 10.21439/conexoes.v12i2.1448 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1448 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i2.1448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1448/1233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 63-73 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112097714176 |