A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536 |
Resumo: | O presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim, à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos. |
id |
IFCE-1_bc90682b59e8fee050309f365bec59dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/536 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSO presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim, à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2012-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/53610.21439/conexoes.v6i3.536Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6 No. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 Núm. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 No 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 6 N. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2012)Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 6 编号 3 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536/328Viana, Grace AnselmoGomes de Sousa, Ana Cléainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:02Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/536Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:02Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Viana, Grace Anselmo |
title_short |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Viana, Grace Anselmo |
author_facet |
Viana, Grace Anselmo Gomes de Sousa, Ana Cléa |
author_role |
author |
author2 |
Gomes de Sousa, Ana Cléa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Grace Anselmo Gomes de Sousa, Ana Cléa |
description |
O presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim, à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536 10.21439/conexoes.v6i3.536 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v6i3.536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536/328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6 No. 3 (2012) Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 Núm. 3 (2012) Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 No 3 (2012) Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 6 N. 3 (2012) Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2012) Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 6 编号 3 (2012) 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042064372793344 |