A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Grace Anselmo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes de Sousa, Ana Cléa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536
Resumo: O presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim,  à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos.
id IFCE-1_bc90682b59e8fee050309f365bec59dd
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/536
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSO presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim,  à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2012-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/53610.21439/conexoes.v6i3.536Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6 No. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 Núm. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 No 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 6 N. 3 (2012)Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2012)Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 6 编号 3 (2012)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536/328Viana, Grace AnselmoGomes de Sousa, Ana Cléainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:02Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/536Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:02Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Viana, Grace Anselmo
title_short A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Viana, Grace Anselmo
author_facet Viana, Grace Anselmo
Gomes de Sousa, Ana Cléa
author_role author
author2 Gomes de Sousa, Ana Cléa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Grace Anselmo
Gomes de Sousa, Ana Cléa
description O presente artigo objetiva identificar a concepção que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do segmento IV do município de Sobral possuem em relação à prática avaliativa. A pesquisa realizada caracterizou-se como estudo de caso, utilizando, além da revisão de literatura, entrevistas estruturadas com os estudantes. Verificou-se que os respondentes reconhecem a importância da avaliação para a aprendizagem, embora a percebam como um momento distinto do processo ensino-aprendizagem. Identificou-se, ainda, que a falta de compreensão por parte dos alunos acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação de desempenho dos discentes reduziu a definição de avaliação ao ato de atribuir nota. A pesquisa busca contribui para a ampliação do debate sobre a temática da avaliação, pois apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, ainda existem lacunas em virtude do distanciamento do que se propõe para a avaliação da aprendizagem com relação a prática utilizada nas escolas, levando assim,  à incompreensão dos reais objetivos da avaliação na perspectiva dos educandos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536
10.21439/conexoes.v6i3.536
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v6i3.536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/536/328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 6 No. 3 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 Núm. 3 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 6 No 3 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 6 N. 3 (2012)
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2012)
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 6 编号 3 (2012)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064372793344