Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Edson do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sales, Gilvandenys Leite, Cacais, Michelle Guerreiro, Gomes, Adaias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1089
Resumo: No ensino de Matemática, em especial na área de Estatística, existem muitas deficiências, que vão desde a dificuldade em assimilar fórmulas, interpretar gráficos, solucionar problemas até à compreensão de dados estatísticos. Essa constatação evidencia a necessidade da utilização dos avanços tecnológicos associados às novas práticas pedagógicas. Tendo em vista essas dificuldades e tomando por base as recomendações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe-se pôr em prática os princípios progressistas da educação através do Objeto de Aprendizagem (OA) “Tabelando”. Este foi desenvolvido para facilitar a aquisição de conhecimentos específicos e do tópico Distribuição de Frequência com Intervalo de Classe para turmas de Ensino Médio. A metodologia de pesquisa inicia-se com um apanhado teórico em torno do assunto Estatística, aprendizagem significativa e sobre a utilização de OA para o estudo matemático; a seguir, foi concebido, desenvolvido, implementado e avaliado o OA Tabelando; por fim, um questionário de avaliação didático-pedagógico foi aplicado em turmas para veri- ficar seu desempenho e saber do grau de satisfação do usuário. Com base nos dados coletados espera-se obter como resultado dados esclarecedores sobre a real intervenção e contribuição que o OA proposto possa trazer ao ser utilizado em sala de aula.
id IFCE-1_bdd516be7e00bcab9837262238af907e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1089
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento EstatísticoNo ensino de Matemática, em especial na área de Estatística, existem muitas deficiências, que vão desde a dificuldade em assimilar fórmulas, interpretar gráficos, solucionar problemas até à compreensão de dados estatísticos. Essa constatação evidencia a necessidade da utilização dos avanços tecnológicos associados às novas práticas pedagógicas. Tendo em vista essas dificuldades e tomando por base as recomendações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe-se pôr em prática os princípios progressistas da educação através do Objeto de Aprendizagem (OA) “Tabelando”. Este foi desenvolvido para facilitar a aquisição de conhecimentos específicos e do tópico Distribuição de Frequência com Intervalo de Classe para turmas de Ensino Médio. A metodologia de pesquisa inicia-se com um apanhado teórico em torno do assunto Estatística, aprendizagem significativa e sobre a utilização de OA para o estudo matemático; a seguir, foi concebido, desenvolvido, implementado e avaliado o OA Tabelando; por fim, um questionário de avaliação didático-pedagógico foi aplicado em turmas para veri- ficar seu desempenho e saber do grau de satisfação do usuário. Com base nos dados coletados espera-se obter como resultado dados esclarecedores sobre a real intervenção e contribuição que o OA proposto possa trazer ao ser utilizado em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Carmo, Edson doSales, Gilvandenys LeiteCacais, Michelle GuerreiroGomes, Adaias2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/108910.21439/conexoes.v10i4.1089Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 120-1322176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1089/857info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1089Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
title Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
spellingShingle Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
Carmo, Edson do
title_short Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
title_full Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
title_fullStr Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
title_full_unstemmed Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
title_sort Tabelando: Objeto de Aprendizagem para Letramento Estatístico
author Carmo, Edson do
author_facet Carmo, Edson do
Sales, Gilvandenys Leite
Cacais, Michelle Guerreiro
Gomes, Adaias
author_role author
author2 Sales, Gilvandenys Leite
Cacais, Michelle Guerreiro
Gomes, Adaias
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Edson do
Sales, Gilvandenys Leite
Cacais, Michelle Guerreiro
Gomes, Adaias
description No ensino de Matemática, em especial na área de Estatística, existem muitas deficiências, que vão desde a dificuldade em assimilar fórmulas, interpretar gráficos, solucionar problemas até à compreensão de dados estatísticos. Essa constatação evidencia a necessidade da utilização dos avanços tecnológicos associados às novas práticas pedagógicas. Tendo em vista essas dificuldades e tomando por base as recomendações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe-se pôr em prática os princípios progressistas da educação através do Objeto de Aprendizagem (OA) “Tabelando”. Este foi desenvolvido para facilitar a aquisição de conhecimentos específicos e do tópico Distribuição de Frequência com Intervalo de Classe para turmas de Ensino Médio. A metodologia de pesquisa inicia-se com um apanhado teórico em torno do assunto Estatística, aprendizagem significativa e sobre a utilização de OA para o estudo matemático; a seguir, foi concebido, desenvolvido, implementado e avaliado o OA Tabelando; por fim, um questionário de avaliação didático-pedagógico foi aplicado em turmas para veri- ficar seu desempenho e saber do grau de satisfação do usuário. Com base nos dados coletados espera-se obter como resultado dados esclarecedores sobre a real intervenção e contribuição que o OA proposto possa trazer ao ser utilizado em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1089
10.21439/conexoes.v10i4.1089
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1089
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1089/857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 120-132
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110788042752