Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273 |
Resumo: | A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil. |
id |
IFCE-1_bef3703caeddec1d3b3f310b28a07328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1273 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a DistânciaFormação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Matias de Paula, Neidimar Lopes2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/127310.21439/conexoes.v12i3.1273Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 84-922176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273/1269Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1273Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
title |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
spellingShingle |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância Matias de Paula, Neidimar Lopes Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual. |
title_short |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
title_full |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
title_fullStr |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
title_full_unstemmed |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
title_sort |
Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância |
author |
Matias de Paula, Neidimar Lopes |
author_facet |
Matias de Paula, Neidimar Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias de Paula, Neidimar Lopes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual. |
topic |
Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual. |
description |
A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273 10.21439/conexoes.v12i3.1273 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i3.1273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273/1269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 84-92 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110781751296 |