Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias de Paula, Neidimar Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273
Resumo: A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil.
id IFCE-1_bef3703caeddec1d3b3f310b28a07328
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1273
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a DistânciaFormação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Matias de Paula, Neidimar Lopes2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/127310.21439/conexoes.v12i3.1273Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 84-922176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273/1269Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1273Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
title Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
spellingShingle Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
Matias de Paula, Neidimar Lopes
Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.
title_short Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
title_full Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
title_fullStr Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
title_full_unstemmed Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
title_sort Formação Profissional na Sociedade Atual: Acepções dos Protagonistas do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na Modalidade a Distância
author Matias de Paula, Neidimar Lopes
author_facet Matias de Paula, Neidimar Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias de Paula, Neidimar Lopes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.
topic Formação Profissional. Instituição escolar. Trabalho. Sociedade atual.
description A Educação Profissional também concebida como Formação Profissional, ao longo do tempo, tem sido conceituada como aquela que se relaciona com o ensino de um ofício ou profissão e visa à construção de conhecimentos essenciais à preparação de profissionais qualificados e competentes em diferentes áreas de atuação. O presente texto configura-se como um recorte da dissertação de Mestrado em Educação Brasileira pela UFC em abril de 2014 e tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos, professores e tutores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE na modalidade EaD, sobre a Formação Profissional na sociedade atual, confrontando essa percepção com os autores consultados ao longo da pesquisa. Metodologicamente, assume a forma de Estudo de caso com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio das técnicas de observação participante, questionário e entrevista. Os sujeitos pesquisados foram: sete alunos, cinco tutores, três professores e o coordenador Geral do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFCE. Os resultados apontam que a Formação Profissional na sociedade atual está diretamente associada ao papel da instituição escolar como agente formador. Entre outras contribuições, o estudo possibilitou refletir sobre as políticas mais recentes em torno da Educação Profissional no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273
10.21439/conexoes.v12i3.1273
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i3.1273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1273/1269
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 84-92
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994110781751296