O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Valdineia Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Chayenne Alves de, Silva, Kylvia Rocha de Castro e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1380
Resumo: A Microbiologia é um ramo da Biologia que está intimamente relacionada à saúde humana e ao bom funcionamento do meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos e professores de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas de educação básica da cidade de Jaguaribe/CE, e objetivou analisar como os temas relacionados à Microbiologia têm sido ensinados. Foram feitas observações em sala de aula e aplicação de questionário a alunos e professores. As observações e os dados coletados nos permitiram inferir que, embora haja uma avaliação satisfatória do grupo (professores e alunos) sobre como os temas relacionados à Microbiologia vem sendo ensinados, existe por parte deles o anseio de que sejam realizadas melhorias no ensino de Microbiologia. Esses resultados confirmam a necessidade de aproximação entre os conteúdos ensinados em Microbiologia e as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como a realização de atividades práticas e lúdicas, tendo em vista que essas possibilitarão uma dinamização das aulas, fomentando nos alunos o desejo de atuarem juntamente com o professor, como agentes na construção do conhecimento.
id IFCE-1_c8cbbdf19c032518678f8c80c4078f77
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1380
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, CearáA Microbiologia é um ramo da Biologia que está intimamente relacionada à saúde humana e ao bom funcionamento do meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos e professores de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas de educação básica da cidade de Jaguaribe/CE, e objetivou analisar como os temas relacionados à Microbiologia têm sido ensinados. Foram feitas observações em sala de aula e aplicação de questionário a alunos e professores. As observações e os dados coletados nos permitiram inferir que, embora haja uma avaliação satisfatória do grupo (professores e alunos) sobre como os temas relacionados à Microbiologia vem sendo ensinados, existe por parte deles o anseio de que sejam realizadas melhorias no ensino de Microbiologia. Esses resultados confirmam a necessidade de aproximação entre os conteúdos ensinados em Microbiologia e as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como a realização de atividades práticas e lúdicas, tendo em vista que essas possibilitarão uma dinamização das aulas, fomentando nos alunos o desejo de atuarem juntamente com o professor, como agentes na construção do conhecimento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/138010.21439/conexoes.v12i1.1380Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 84-96Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 84-96Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 84-96Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 84-96Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 84-96Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 84-962176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1380/1164Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Valdineia SoaresSá, Chayenne Alves deSilva, Kylvia Rocha de Castro e2022-08-22T09:53:44Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1380Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:44Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
title O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
spellingShingle O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
Freitas, Valdineia Soares
title_short O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
title_full O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
title_fullStr O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
title_full_unstemmed O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
title_sort O Ensino de Microbiologia nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Jaguaribe, Ceará
author Freitas, Valdineia Soares
author_facet Freitas, Valdineia Soares
Sá, Chayenne Alves de
Silva, Kylvia Rocha de Castro e
author_role author
author2 Sá, Chayenne Alves de
Silva, Kylvia Rocha de Castro e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Valdineia Soares
Sá, Chayenne Alves de
Silva, Kylvia Rocha de Castro e
description A Microbiologia é um ramo da Biologia que está intimamente relacionada à saúde humana e ao bom funcionamento do meio ambiente. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos e professores de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas de educação básica da cidade de Jaguaribe/CE, e objetivou analisar como os temas relacionados à Microbiologia têm sido ensinados. Foram feitas observações em sala de aula e aplicação de questionário a alunos e professores. As observações e os dados coletados nos permitiram inferir que, embora haja uma avaliação satisfatória do grupo (professores e alunos) sobre como os temas relacionados à Microbiologia vem sendo ensinados, existe por parte deles o anseio de que sejam realizadas melhorias no ensino de Microbiologia. Esses resultados confirmam a necessidade de aproximação entre os conteúdos ensinados em Microbiologia e as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como a realização de atividades práticas e lúdicas, tendo em vista que essas possibilitarão uma dinamização das aulas, fomentando nos alunos o desejo de atuarem juntamente com o professor, como agentes na construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1380
10.21439/conexoes.v12i1.1380
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1380
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i1.1380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1380/1164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 12 No. 1 (2018); 84-96
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 84-96
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 12 No 1 (2018); 84-96
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 12 N. 1 (2018); 84-96
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12 n. 1 (2018); 84-96
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 12 编号 1 (2018); 84-96
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065661493248