Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Lima, Júlio César
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva Pedrosa, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/911
Resumo: Muito da ideia de cidadania, através da responsabilidade social, foi agregada ao ensino profissionalizante com a inclusão da disciplina Projeto Social nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O objetivo geral desse estudo é conhecer histórico e posicionamentos sobre a aplicação da disciplina Projeto Social dentro do IFCE. Buscou-se então, identificar os princípios para inclusão da disciplina; enumerar exemplos exitosos de projetos sociais; e levantar a opinião de professores e alunos envolvidos com a disciplina. O trabalho se caracteriza, pois, em um estudo de caso exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se de método indutivo para se chegar a uma conclusão ampla sobre a eficácia da referida ação social. A elaboração ocorreu após um trabalho bibliográfico e de campo; utilizando-se principalmente livros, sites idôneos, uma entrevista cedida pelo idealizador da disciplina e questionários aplicados com professores e alunos. A análise dos resultados demonstrou que há um campo favorável para a manutenção da disciplina através de avaliações satisfatórias de docentes e discentes. Os depoimentos também demonstraram conexão entre o ensino profissionalizante e projetos sociais, pois foram atestados crescimentos profissional e pessoal nos educandos.
id IFCE-1_ce5186fe12e53ed77b0e996f57f1c8e4
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/911
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCEMuito da ideia de cidadania, através da responsabilidade social, foi agregada ao ensino profissionalizante com a inclusão da disciplina Projeto Social nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O objetivo geral desse estudo é conhecer histórico e posicionamentos sobre a aplicação da disciplina Projeto Social dentro do IFCE. Buscou-se então, identificar os princípios para inclusão da disciplina; enumerar exemplos exitosos de projetos sociais; e levantar a opinião de professores e alunos envolvidos com a disciplina. O trabalho se caracteriza, pois, em um estudo de caso exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se de método indutivo para se chegar a uma conclusão ampla sobre a eficácia da referida ação social. A elaboração ocorreu após um trabalho bibliográfico e de campo; utilizando-se principalmente livros, sites idôneos, uma entrevista cedida pelo idealizador da disciplina e questionários aplicados com professores e alunos. A análise dos resultados demonstrou que há um campo favorável para a manutenção da disciplina através de avaliações satisfatórias de docentes e discentes. Os depoimentos também demonstraram conexão entre o ensino profissionalizante e projetos sociais, pois foram atestados crescimentos profissional e pessoal nos educandos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/91110.21439/conexoes.v11i3.911Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 3 (2017); 73-83Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 73-83Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 3 (2017); 73-83Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 3 (2017); 73-83Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 3 (2017); 73-83Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 3 (2017); 73-832176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/911/1007Ferreira Lima, Júlio Césarda Silva Pedrosa, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:35Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/911Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:35Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
title Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
spellingShingle Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
Ferreira Lima, Júlio César
title_short Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
title_full Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
title_fullStr Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
title_full_unstemmed Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
title_sort Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
author Ferreira Lima, Júlio César
author_facet Ferreira Lima, Júlio César
da Silva Pedrosa, Ricardo
author_role author
author2 da Silva Pedrosa, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Lima, Júlio César
da Silva Pedrosa, Ricardo
description Muito da ideia de cidadania, através da responsabilidade social, foi agregada ao ensino profissionalizante com a inclusão da disciplina Projeto Social nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O objetivo geral desse estudo é conhecer histórico e posicionamentos sobre a aplicação da disciplina Projeto Social dentro do IFCE. Buscou-se então, identificar os princípios para inclusão da disciplina; enumerar exemplos exitosos de projetos sociais; e levantar a opinião de professores e alunos envolvidos com a disciplina. O trabalho se caracteriza, pois, em um estudo de caso exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se de método indutivo para se chegar a uma conclusão ampla sobre a eficácia da referida ação social. A elaboração ocorreu após um trabalho bibliográfico e de campo; utilizando-se principalmente livros, sites idôneos, uma entrevista cedida pelo idealizador da disciplina e questionários aplicados com professores e alunos. A análise dos resultados demonstrou que há um campo favorável para a manutenção da disciplina através de avaliações satisfatórias de docentes e discentes. Os depoimentos também demonstraram conexão entre o ensino profissionalizante e projetos sociais, pois foram atestados crescimentos profissional e pessoal nos educandos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/911
10.21439/conexoes.v11i3.911
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/911
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v11i3.911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/911/1007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 11 No. 3 (2017); 73-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 73-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 11 No 3 (2017); 73-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 11 N. 3 (2017); 73-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11 n. 3 (2017); 73-83
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 11 编号 3 (2017); 73-83
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065125670912