POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784 |
Resumo: | O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores. |
id |
IFCE-1_d040a086f87c0b62d34b6ab8fcc2a9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1784 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALAvaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFormação de Avaliadores Pesquisadoresapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/178410.21439/conexoes.v14i5.1784Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 432176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784/1525Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Patrícia Helena CarvalhoLeitinho, Meirecele Caliope2020-10-26T13:11:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1784Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-10-26T13:11:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Holanda, Patrícia Helena Carvalho Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores. |
title_short |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
author_facet |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho Leitinho, Meirecele Caliope |
author_role |
author |
author2 |
Leitinho, Meirecele Caliope |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Patrícia Helena Carvalho Leitinho, Meirecele Caliope |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores. |
topic |
Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores. |
description |
O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Formação de Avaliadores Pesquisadores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784 10.21439/conexoes.v14i5.1784 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i5.1784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784/1525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066074632192 |