POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leitinho, Meirecele Caliope
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784
Resumo: O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.
id IFCE-1_d040a086f87c0b62d34b6ab8fcc2a9a2
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1784
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALAvaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFormação de Avaliadores Pesquisadoresapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/178410.21439/conexoes.v14i5.1784Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 432176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784/1525Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Patrícia Helena CarvalhoLeitinho, Meirecele Caliope2020-10-26T13:11:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1784Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-10-26T13:11:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.
title_short POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_facet Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Leitinho, Meirecele Caliope
author_role author
author2 Leitinho, Meirecele Caliope
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Leitinho, Meirecele Caliope
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.
topic Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.
description O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Formação de Avaliadores Pesquisadores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784
10.21439/conexoes.v14i5.1784
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i5.1784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1784/1525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 5 (2020): Especial: Ensino; 36 - 43
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066074632192