REVIRAVOLTA DA NOVA ECONOMIA MUNDIAL: TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1767 |
Resumo: | O presente artigo parte de uma análise das transformações econômicas e políticas ocorridas mundialmente a partir do capitalismo globalizado na década de 1990, com a hegemonia das políticas neoliberais e a consequente elevação nos indicadores de pobreza, desemprego e destruição de serviços sociais nos países da América Latina. Expõe o processo de resistência e reação a essa destruição econômica acontecido através de resistência política de setores organizados da classe trabalhadora e dos movimentos sociais em todo o sub-continente sulamericano. Aponta que a articulação política dos vários governos de centro-esquerda eleitos na América do Sul, permitiram a instituição do MERCOSUL, ao lado da participação unificada ou fortalecida em organismos internacionais e em outras articulações multilaterais (BRICS, G20). Esse quadro político geral foi fator facilitador da implementação de políticas econômicas e sociais autóctones, no sentido de desvinculadas centralmente das determinações das economias centrais, permitindo o desenvolvimento de processos sociais e econômicos a partir de uma dinâmica inclusiva e independente. A reversão desses processos a partir da segunda metade da década de 2010, veio destruir os consensos sociais frágeis e instaurar a perspectiva da incerteza de rumos, destruição de direitos sociais, e desmonte de políticas econômicas voltadas ao desenvolvimento auto-direcionado nesses países. Entre outras áreas, a educação, a ciencia e tecnologia, as universidades, estão todas ameaçadas de retrocesso, e a unidade de ação, lastreada na unidade plural da concepção histórico-política do momento é o elemento de resistência fundamental para a construção educacional atual. |
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REVIRAVOLTA DA NOVA ECONOMIA MUNDIAL: TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA DO SULEducação, Temas Específicos em EducaçãoCapitalismo Global, Políticas Sociais, Desenvolvimento Regional, EducaçãoO presente artigo parte de uma análise das transformações econômicas e políticas ocorridas mundialmente a partir do capitalismo globalizado na década de 1990, com a hegemonia das políticas neoliberais e a consequente elevação nos indicadores de pobreza, desemprego e destruição de serviços sociais nos países da América Latina. Expõe o processo de resistência e reação a essa destruição econômica acontecido através de resistência política de setores organizados da classe trabalhadora e dos movimentos sociais em todo o sub-continente sulamericano. Aponta que a articulação política dos vários governos de centro-esquerda eleitos na América do Sul, permitiram a instituição do MERCOSUL, ao lado da participação unificada ou fortalecida em organismos internacionais e em outras articulações multilaterais (BRICS, G20). Esse quadro político geral foi fator facilitador da implementação de políticas econômicas e sociais autóctones, no sentido de desvinculadas centralmente das determinações das economias centrais, permitindo o desenvolvimento de processos sociais e econômicos a partir de uma dinâmica inclusiva e independente. A reversão desses processos a partir da segunda metade da década de 2010, veio destruir os consensos sociais frágeis e instaurar a perspectiva da incerteza de rumos, destruição de direitos sociais, e desmonte de políticas econômicas voltadas ao desenvolvimento auto-direcionado nesses países. Entre outras áreas, a educação, a ciencia e tecnologia, as universidades, estão todas ameaçadas de retrocesso, e a unidade de ação, lastreada na unidade plural da concepção histórico-política do momento é o elemento de resistência fundamental para a construção educacional atual.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Instituto Federal de Educação, Ciencia e TecnologiaUniversidade Federal do CearáCNPQArrais Neto, Enéas de Araújo2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Interpretativo de Políticas Públicas e EducaçãoCNPQapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/176710.21439/conexoes.v14i5.1767Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 5 (2020): Especial: Ensino; 20 - 272176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1767/1528Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-26T15:11:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1767Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-10-26T15:11:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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