REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, Gisele Bosso de, Façanha Filho, Pedro de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.
id IFCE-1_da6406464270637caa5fea9198ea3050
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2406
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICABachelardFilosofia da CiênciaEnsinoProfessor reflexivo.Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionteórico-reflexivoapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/240610.21439/conexoes.v16i0.2406Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022031Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220312176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406/1626Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Alberto Andrade Serra dosFreitas, Gisele Bosso deFaçanha Filho, Pedro de Freitas2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2406Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
title REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
spellingShingle REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos
Bachelard
Filosofia da Ciência
Ensino
Professor reflexivo.
title_short REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
title_full REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
title_fullStr REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
title_full_unstemmed REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
title_sort REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
author Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos
author_facet Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos
Freitas, Gisele Bosso de
Façanha Filho, Pedro de Freitas
author_role author
author2 Freitas, Gisele Bosso de
Façanha Filho, Pedro de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos
Freitas, Gisele Bosso de
Façanha Filho, Pedro de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Bachelard
Filosofia da Ciência
Ensino
Professor reflexivo.
topic Bachelard
Filosofia da Ciência
Ensino
Professor reflexivo.
description Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
teórico-reflexivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406
10.21439/conexoes.v16i0.2406
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406/1626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022031
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022031
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022031
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022031
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066478333952