REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto. |
id |
IFCE-1_da6406464270637caa5fea9198ea3050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2406 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICABachelardFilosofia da CiênciaEnsinoProfessor reflexivo.Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionteórico-reflexivoapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/240610.21439/conexoes.v16i0.2406Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022031Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022031Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220312176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406/1626Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Alberto Andrade Serra dosFreitas, Gisele Bosso deFaçanha Filho, Pedro de Freitas2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2406Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
title |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
spellingShingle |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos Bachelard Filosofia da Ciência Ensino Professor reflexivo. |
title_short |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
title_full |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
title_fullStr |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
title_sort |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA |
author |
Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos |
author_facet |
Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos Freitas, Gisele Bosso de Façanha Filho, Pedro de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Gisele Bosso de Façanha Filho, Pedro de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Alberto Andrade Serra dos Freitas, Gisele Bosso de Façanha Filho, Pedro de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bachelard Filosofia da Ciência Ensino Professor reflexivo. |
topic |
Bachelard Filosofia da Ciência Ensino Professor reflexivo. |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion teórico-reflexivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406 10.21439/conexoes.v16i0.2406 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2406/1626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022031 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022031 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022031 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022031 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022031 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066478333952 |