OS NÍVEIS DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE VAN HIELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Erilson Freire de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendonça, Luciana de Oliveira Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/974
Resumo: Esse trabalho objetiva identificar os níveis de conhecimento geométrico dos alunos ingressantes no Ensino Médio de uma escola pública profissionalizante da cidade de Canindé–CE, parceira do PIBID, através do Teste de Van Hiele (TVH) e, consequentemente, realizar um diagnóstico comparativo do desempenho no teste entre as turmas analisadas. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A análise dos resultados foi realizada tomando-se como referencial a Teoria do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico do Casal Van Hiele, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Descritores de Geometria do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o 9oAno do Ensino Fundamental, bem como autores que tratam sobre o ensino e aprendizagem de Geometria. A partir da análise estatística aplicada, percebemos que não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os resultados obtidos pelas diferentes turmas avaliadas a partir do teste de KruskalWallis. O resultado da pesquisa revelou que 66% dos alunos pesquisados se enquadraram em um nível menor ou igual a 1, dentre os 5 possíveis. Tais resultados podem decorrer da priorização dada a Álgebra em detrimento da Geometria como afirmam Pavanello (1989) e Meneses (2007). Dessa forma, concluímos que os alunos participantes da pesquisa encontram-se num nível de conhecimento geométrico muito aquém do esperado, indicando que as competências e habilidades de Geometria não foram bem desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem de Matemática.
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