REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kepps da Silva, Peterson Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schwantes, Lavínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1529
Resumo: As tecnologias digitais permitem que conteúdos sejam vistos e abordados por meio de hipertextos, páginas web, animações e jogos educativos. Pensamos que estas tecnologias podem ser utilizadas na educação a fim de potencializar o trabalho docente e possibilitar a construção de atividades e práticas pedagógicas que promovam uma maior interação entre os estudantes, professor e o contexto social e tecnológico do qual fazem parte. Neste contexto, este trabalho objetiva discutir sobre as tecnologias digitais na formação de futuros professores de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura (CBL). Para a produção de dados, desenvolvemos três perguntas sobre tecnologias digitais a serem aplicadas, por meio do aplicativo móvel Whatsapp, aos estudantes do curso de CBL de uma universidade federal localizada no sul do Rio Grande do Sul. Buscamos com estes questionamentos perceber o que os alunos entendem sobre tecnologias digitais; se tiveram contato no período de graduação com assuntos concernentes às tecnologias; assim como as articulações que fazem entre a mesma e a educação. A análise foi feita por agrupamento das respostas semelhantes. Percebemos que a grande maioria dos investigados considera computador, celulares, vídeos, documentários, jogos, filmes e músicas como tecnologias digitais; estabelecem relação entre estas tecnologias e a escola; bem como não tiveram nenhum estudo sobre as tecnologias digitais durante o período de graduação.
id IFCE-1_dcae9b3e04d173b59a65d90dfb4986d0
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1529
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASAs tecnologias digitais permitem que conteúdos sejam vistos e abordados por meio de hipertextos, páginas web, animações e jogos educativos. Pensamos que estas tecnologias podem ser utilizadas na educação a fim de potencializar o trabalho docente e possibilitar a construção de atividades e práticas pedagógicas que promovam uma maior interação entre os estudantes, professor e o contexto social e tecnológico do qual fazem parte. Neste contexto, este trabalho objetiva discutir sobre as tecnologias digitais na formação de futuros professores de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura (CBL). Para a produção de dados, desenvolvemos três perguntas sobre tecnologias digitais a serem aplicadas, por meio do aplicativo móvel Whatsapp, aos estudantes do curso de CBL de uma universidade federal localizada no sul do Rio Grande do Sul. Buscamos com estes questionamentos perceber o que os alunos entendem sobre tecnologias digitais; se tiveram contato no período de graduação com assuntos concernentes às tecnologias; assim como as articulações que fazem entre a mesma e a educação. A análise foi feita por agrupamento das respostas semelhantes. Percebemos que a grande maioria dos investigados considera computador, celulares, vídeos, documentários, jogos, filmes e músicas como tecnologias digitais; estabelecem relação entre estas tecnologias e a escola; bem como não tiveram nenhum estudo sobre as tecnologias digitais durante o período de graduação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/152910.21439/conexoes.v14i4.1529Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 62-71Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 62-71Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 62-71Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 62-71Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 62-71Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 62-712176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1529/1512Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKepps da Silva, Peterson FernandoSchwantes, Lavínia2020-08-31T14:28:15Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1529Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T14:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Kepps da Silva, Peterson Fernando
title_short REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Kepps da Silva, Peterson Fernando
author_facet Kepps da Silva, Peterson Fernando
Schwantes, Lavínia
author_role author
author2 Schwantes, Lavínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kepps da Silva, Peterson Fernando
Schwantes, Lavínia
description As tecnologias digitais permitem que conteúdos sejam vistos e abordados por meio de hipertextos, páginas web, animações e jogos educativos. Pensamos que estas tecnologias podem ser utilizadas na educação a fim de potencializar o trabalho docente e possibilitar a construção de atividades e práticas pedagógicas que promovam uma maior interação entre os estudantes, professor e o contexto social e tecnológico do qual fazem parte. Neste contexto, este trabalho objetiva discutir sobre as tecnologias digitais na formação de futuros professores de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura (CBL). Para a produção de dados, desenvolvemos três perguntas sobre tecnologias digitais a serem aplicadas, por meio do aplicativo móvel Whatsapp, aos estudantes do curso de CBL de uma universidade federal localizada no sul do Rio Grande do Sul. Buscamos com estes questionamentos perceber o que os alunos entendem sobre tecnologias digitais; se tiveram contato no período de graduação com assuntos concernentes às tecnologias; assim como as articulações que fazem entre a mesma e a educação. A análise foi feita por agrupamento das respostas semelhantes. Percebemos que a grande maioria dos investigados considera computador, celulares, vídeos, documentários, jogos, filmes e músicas como tecnologias digitais; estabelecem relação entre estas tecnologias e a escola; bem como não tiveram nenhum estudo sobre as tecnologias digitais durante o período de graduação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1529
10.21439/conexoes.v14i4.1529
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1529
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i4.1529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1529/1512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 62-71
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 62-71
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 62-71
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 62-71
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 62-71
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 62-71
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065725456384