Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana, Raychimam Douglas Bezerra, de Sá, Mônica Rodrigues, Sobreira, Leonardo Rodrigues, Silva, Gleison Lopes da, Nascimento, Jaqueline de Lima, Santiago, Silvany Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.
id IFCE-1_df21d6c3ca0249a4a41adf118cf318c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1265
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos InorgânicosEducação. Livro didático. Química Inorgânica.O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Neto, João Gomes de OliveiraSantana, Raychimam Douglas Bezerrade Sá, Mônica RodriguesSobreira, Leonardo RodriguesSilva, Gleison Lopes daNascimento, Jaqueline de LimaSantiago, Silvany Bastos2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/126510.21439/conexoes.v12i3.1265Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 101-1072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265/1271Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1265Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
title Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
spellingShingle Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
Neto, João Gomes de Oliveira
Educação. Livro didático. Química Inorgânica.
title_short Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
title_full Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
title_fullStr Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
title_full_unstemmed Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
title_sort Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
author Neto, João Gomes de Oliveira
author_facet Neto, João Gomes de Oliveira
Santana, Raychimam Douglas Bezerra
de Sá, Mônica Rodrigues
Sobreira, Leonardo Rodrigues
Silva, Gleison Lopes da
Nascimento, Jaqueline de Lima
Santiago, Silvany Bastos
author_role author
author2 Santana, Raychimam Douglas Bezerra
de Sá, Mônica Rodrigues
Sobreira, Leonardo Rodrigues
Silva, Gleison Lopes da
Nascimento, Jaqueline de Lima
Santiago, Silvany Bastos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, João Gomes de Oliveira
Santana, Raychimam Douglas Bezerra
de Sá, Mônica Rodrigues
Sobreira, Leonardo Rodrigues
Silva, Gleison Lopes da
Nascimento, Jaqueline de Lima
Santiago, Silvany Bastos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Livro didático. Química Inorgânica.
topic Educação. Livro didático. Química Inorgânica.
description O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265
10.21439/conexoes.v12i3.1265
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i3.1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 101-107
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111238930432