Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino. |
id |
IFCE-1_df21d6c3ca0249a4a41adf118cf318c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1265 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos InorgânicosEducação. Livro didático. Química Inorgânica.O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Neto, João Gomes de OliveiraSantana, Raychimam Douglas Bezerrade Sá, Mônica RodriguesSobreira, Leonardo RodriguesSilva, Gleison Lopes daNascimento, Jaqueline de LimaSantiago, Silvany Bastos2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/126510.21439/conexoes.v12i3.1265Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 101-1072176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265/1271Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1265Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
title |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
spellingShingle |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos Neto, João Gomes de Oliveira Educação. Livro didático. Química Inorgânica. |
title_short |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
title_full |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
title_fullStr |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
title_full_unstemmed |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
title_sort |
Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos |
author |
Neto, João Gomes de Oliveira |
author_facet |
Neto, João Gomes de Oliveira Santana, Raychimam Douglas Bezerra de Sá, Mônica Rodrigues Sobreira, Leonardo Rodrigues Silva, Gleison Lopes da Nascimento, Jaqueline de Lima Santiago, Silvany Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Raychimam Douglas Bezerra de Sá, Mônica Rodrigues Sobreira, Leonardo Rodrigues Silva, Gleison Lopes da Nascimento, Jaqueline de Lima Santiago, Silvany Bastos |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, João Gomes de Oliveira Santana, Raychimam Douglas Bezerra de Sá, Mônica Rodrigues Sobreira, Leonardo Rodrigues Silva, Gleison Lopes da Nascimento, Jaqueline de Lima Santiago, Silvany Bastos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Livro didático. Química Inorgânica. |
topic |
Educação. Livro didático. Química Inorgânica. |
description |
O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265 10.21439/conexoes.v12i3.1265 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i3.1265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1265/1271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 101-107 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111238930432 |