Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/994 |
Resumo: | Apesar de a botânica estar presente em nosso cotidiano, o seu ensino tem se apresentado distante da realidade dos alunos, com aulas expositivas e pouco contextualizadas, o que ocasiona reduzido interesse dos discentes por essa área de estudo. Em particular, o ensino de briófitas e pteridófitas é dificultado pela menor representação destas no bioma caatinga, onde este estudo ocorreu, o que limita a compreensão de informações acerca desses organismos. Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre as plantas em geral e sobre briófitas e pteridófitas, especificamente, antes e após a realização de uma oficina sobre esses vegetais. A pesquisa aconteceu com quatro turmas de sétimo ano da rede pública de ensino fundamental da cidade de Jaguaribe por meio de dois questionários abertos, aplicados aos cento e sete alunos antes e após a oficina. Os discentes apresentaram uma visão homogênea e estereotipada em relação às plantas, além de mostrarem pouco conhecimento sobre briófitas e pteridófitas. Entretanto, a realização da oficina trouxe contribuições para a mudança na percepção sobre as plantas, pois as respostas após a atividade se tornaram mais completas e os grupos briófitas, pteridófitas e gimnospermas passaram a ser citados ou representados após a atividade. |
id |
IFCE-1_e496f8b02336e89deff5722b7c4405d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/994 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CEApesar de a botânica estar presente em nosso cotidiano, o seu ensino tem se apresentado distante da realidade dos alunos, com aulas expositivas e pouco contextualizadas, o que ocasiona reduzido interesse dos discentes por essa área de estudo. Em particular, o ensino de briófitas e pteridófitas é dificultado pela menor representação destas no bioma caatinga, onde este estudo ocorreu, o que limita a compreensão de informações acerca desses organismos. Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre as plantas em geral e sobre briófitas e pteridófitas, especificamente, antes e após a realização de uma oficina sobre esses vegetais. A pesquisa aconteceu com quatro turmas de sétimo ano da rede pública de ensino fundamental da cidade de Jaguaribe por meio de dois questionários abertos, aplicados aos cento e sete alunos antes e após a oficina. Os discentes apresentaram uma visão homogênea e estereotipada em relação às plantas, além de mostrarem pouco conhecimento sobre briófitas e pteridófitas. Entretanto, a realização da oficina trouxe contribuições para a mudança na percepção sobre as plantas, pois as respostas após a atividade se tornaram mais completas e os grupos briófitas, pteridófitas e gimnospermas passaram a ser citados ou representados após a atividade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)PIBITI - CNPQFernandes da Silva, Maria MilenaOliveira Barros, Ileane2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/99410.21439/conexoes.v11i6.994Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 6 (2017); 36-442176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/994/1110Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-19T13:10:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/994Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-04-19T13:10:35Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
title |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
spellingShingle |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE Fernandes da Silva, Maria Milena |
title_short |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
title_full |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
title_fullStr |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
title_full_unstemmed |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
title_sort |
Briófitas e Pteridófitas: A Perspectiva dos Alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe, CE |
author |
Fernandes da Silva, Maria Milena |
author_facet |
Fernandes da Silva, Maria Milena Oliveira Barros, Ileane |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Barros, Ileane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBITI - CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes da Silva, Maria Milena Oliveira Barros, Ileane |
description |
Apesar de a botânica estar presente em nosso cotidiano, o seu ensino tem se apresentado distante da realidade dos alunos, com aulas expositivas e pouco contextualizadas, o que ocasiona reduzido interesse dos discentes por essa área de estudo. Em particular, o ensino de briófitas e pteridófitas é dificultado pela menor representação destas no bioma caatinga, onde este estudo ocorreu, o que limita a compreensão de informações acerca desses organismos. Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre as plantas em geral e sobre briófitas e pteridófitas, especificamente, antes e após a realização de uma oficina sobre esses vegetais. A pesquisa aconteceu com quatro turmas de sétimo ano da rede pública de ensino fundamental da cidade de Jaguaribe por meio de dois questionários abertos, aplicados aos cento e sete alunos antes e após a oficina. Os discentes apresentaram uma visão homogênea e estereotipada em relação às plantas, além de mostrarem pouco conhecimento sobre briófitas e pteridófitas. Entretanto, a realização da oficina trouxe contribuições para a mudança na percepção sobre as plantas, pois as respostas após a atividade se tornaram mais completas e os grupos briófitas, pteridófitas e gimnospermas passaram a ser citados ou representados após a atividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/994 10.21439/conexoes.v11i6.994 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/994 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v11i6.994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/994/1110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 6 (2017); 36-44 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111703449600 |