OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731 |
Resumo: | As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos. |
id |
IFCE-1_e50ead3185eef8c100daa703368a73a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lima, Francisco Jose deSantos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/73110.21439/conexoes.v9i1.731Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2015)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731/571info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:10Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
title |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
spellingShingle |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. Lima, Francisco Jose de |
title_short |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
title_full |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
title_fullStr |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
title_full_unstemmed |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
title_sort |
OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. |
author |
Lima, Francisco Jose de |
author_facet |
Lima, Francisco Jose de Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes |
author_role |
author |
author2 |
Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco Jose de Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes |
description |
As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731 10.21439/conexoes.v9i1.731 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v9i1.731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731/571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2015) 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112539164672 |