OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Jose de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731
Resumo: As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.
id IFCE-1_e50ead3185eef8c100daa703368a73a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lima, Francisco Jose deSantos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/73110.21439/conexoes.v9i1.731Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2015)2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731/571info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:10Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
title OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
spellingShingle OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
Lima, Francisco Jose de
title_short OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
title_full OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
title_fullStr OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
title_full_unstemmed OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
title_sort OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
author Lima, Francisco Jose de
author_facet Lima, Francisco Jose de
Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes
author_role author
author2 Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Jose de
Santos Ferreira, Guttenberg Sergistótanes
description As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731
10.21439/conexoes.v9i1.731
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i1.731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/731/571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2015)
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112539164672