A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Ferreira, Idelmar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gouveia de Sousa, Ana Cláudia, de Oliveira Souza Mendonça, Luciana, Moura Barreto de Abreu, Samara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/987
Resumo: O presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória, de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática, para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática.
id IFCE-1_e62a3c960260745dc5bad55461982f87
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/987
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉO presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória, de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática, para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Gomes Ferreira, IdelmarGouveia de Sousa, Ana Cláudiade Oliveira Souza Mendonça, LucianaMoura Barreto de Abreu, Samara2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/98710.21439/conexoes.v9i4.987Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 7-162176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/987/704info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/987Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
title A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
spellingShingle A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
Gomes Ferreira, Idelmar
title_short A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
title_full A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
title_fullStr A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
title_sort A AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE MATEMÁTICA POR BOLSISTAS PIBID DO IFCE CANINDÉ
author Gomes Ferreira, Idelmar
author_facet Gomes Ferreira, Idelmar
Gouveia de Sousa, Ana Cláudia
de Oliveira Souza Mendonça, Luciana
Moura Barreto de Abreu, Samara
author_role author
author2 Gouveia de Sousa, Ana Cláudia
de Oliveira Souza Mendonça, Luciana
Moura Barreto de Abreu, Samara
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Ferreira, Idelmar
Gouveia de Sousa, Ana Cláudia
de Oliveira Souza Mendonça, Luciana
Moura Barreto de Abreu, Samara
description O presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória, de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática, para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/987
10.21439/conexoes.v9i4.987
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/987
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i4.987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/987/704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 4 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 7-16
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111120441344