IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Glacio Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MELO, EDUARDO DE LIMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531
Resumo: O presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes.
id IFCE-1_e9e829ad847df0fb3b35d0e6e7f78b4a
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1531
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATIO presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/153110.21439/conexoes.v14i4.1531Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 72-83Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 72-83Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 72-83Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 72-83Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 72-83Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 72-832176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531/1505Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Glacio SouzaMELO, EDUARDO DE LIMA2020-08-31T14:28:15Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1531Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T14:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
title IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
spellingShingle IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
Araujo, Glacio Souza
title_short IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
title_full IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
title_fullStr IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
title_full_unstemmed IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
title_sort IMPACTO DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM AQUICULTURA DO IFCE: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS ARACATI
author Araujo, Glacio Souza
author_facet Araujo, Glacio Souza
MELO, EDUARDO DE LIMA
author_role author
author2 MELO, EDUARDO DE LIMA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Glacio Souza
MELO, EDUARDO DE LIMA
description O presente trabalho visa avaliar o levantamento dos discentes do Curso Técnico em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Aracati, comparando os dados de duas matrizes curriculares, uma anterior (utilizada desde o semestre de 2011.2 até 2014.1) e outra vigente (utilizada a partir de 2014.2), sendo esta unificada para os Cursos Técnicos dos campi Acaraú, Aracati e Morada Nova, através de dados obtidos do sistema acadêmico. Os dados são importantes para realizar possíveis ajustes na matriz curricular vigente e adequá-la à situação atual da aquicultura na região, visando também à permanência e ao êxito dos discentes, bem como ao sucesso profissional deles. Foi observado que a forma de ensino atual (concomitante) não é eficiente devido a menor demanda de público e aprendizado. Os discentes, apesar de serem adolescentes ainda, estão estudando o técnico e o médio juntos, mas não conseguem ter efetivo aprendizado nem no curso técnico nem no ensino médio, dedicando-se muitas vezes a este último e abandonando aquele. Até o semestre 2014.1, foram formadas seis turmas, com 35 discentes concludentes ou concluídos comparado com duas turmas formadas e 23 discentes concludentes ou concluídos. O Curso Técnico em Aquicultura do IFCE – campus Aracati, utilizando a matriz curricular vigente até o semestre de 2014.1, apresentou apenas 5,83 discentes concludentes/concluídos por turma em comparação a 11,50 alunos concludentes/concluídos – quando passou a funcionar com a nova matriz aprovada para 2014.2, mostrando, portanto, um melhor desempenho dos discentes, que pode aumentar ainda mais através de pequenos ajustes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531
10.21439/conexoes.v14i4.1531
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i4.1531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1531/1505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 4 (2020); 72-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 4 (2020); 72-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 4 (2020); 72-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 4 (2020); 72-83
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 4 (2020); 72-83
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 4 (2020); 72-83
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065727553536