ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798 |
Resumo: | A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado. |
id |
IFCE-1_efb31d82d3c96d174df2619e50b40191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1798 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃOEscola de Magia AlimentarPrática EducativaEducação Profissional e Tecnológica.A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/179810.21439/conexoes.v14i1.1798Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-632176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798/1413Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Karlucy Farias deCristino, Ana Caroline CabralMatos, Tatiana Régia CarneiroUchoa, Maria Larisse PinheiroMoura, Séfura Maria AssisSilva, Mayara Salgado2020-03-16T16:52:33Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1798Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-03-16T16:52:33Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
title |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
spellingShingle |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO Sousa, Karlucy Farias de Escola de Magia Alimentar Prática Educativa Educação Profissional e Tecnológica. |
title_short |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
title_full |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
title_fullStr |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
title_full_unstemmed |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
title_sort |
ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO |
author |
Sousa, Karlucy Farias de |
author_facet |
Sousa, Karlucy Farias de Cristino, Ana Caroline Cabral Matos, Tatiana Régia Carneiro Uchoa, Maria Larisse Pinheiro Moura, Séfura Maria Assis Silva, Mayara Salgado |
author_role |
author |
author2 |
Cristino, Ana Caroline Cabral Matos, Tatiana Régia Carneiro Uchoa, Maria Larisse Pinheiro Moura, Séfura Maria Assis Silva, Mayara Salgado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Karlucy Farias de Cristino, Ana Caroline Cabral Matos, Tatiana Régia Carneiro Uchoa, Maria Larisse Pinheiro Moura, Séfura Maria Assis Silva, Mayara Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola de Magia Alimentar Prática Educativa Educação Profissional e Tecnológica. |
topic |
Escola de Magia Alimentar Prática Educativa Educação Profissional e Tecnológica. |
description |
A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798 10.21439/conexoes.v14i1.1798 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v14i1.1798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798/1413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066086166528 |