ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Karlucy Farias de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cristino, Ana Caroline Cabral, Matos, Tatiana Régia Carneiro, Uchoa, Maria Larisse Pinheiro, Moura, Séfura Maria Assis, Silva, Mayara Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798
Resumo: A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.
id IFCE-1_efb31d82d3c96d174df2619e50b40191
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1798
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃOEscola de Magia AlimentarPrática EducativaEducação Profissional e Tecnológica.A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/179810.21439/conexoes.v14i1.1798Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-632176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798/1413Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Karlucy Farias deCristino, Ana Caroline CabralMatos, Tatiana Régia CarneiroUchoa, Maria Larisse PinheiroMoura, Séfura Maria AssisSilva, Mayara Salgado2020-03-16T16:52:33Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1798Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-03-16T16:52:33Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
title ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
spellingShingle ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
Sousa, Karlucy Farias de
Escola de Magia Alimentar
Prática Educativa
Educação Profissional e Tecnológica.
title_short ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
title_full ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
title_fullStr ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
title_full_unstemmed ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
title_sort ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO
author Sousa, Karlucy Farias de
author_facet Sousa, Karlucy Farias de
Cristino, Ana Caroline Cabral
Matos, Tatiana Régia Carneiro
Uchoa, Maria Larisse Pinheiro
Moura, Séfura Maria Assis
Silva, Mayara Salgado
author_role author
author2 Cristino, Ana Caroline Cabral
Matos, Tatiana Régia Carneiro
Uchoa, Maria Larisse Pinheiro
Moura, Séfura Maria Assis
Silva, Mayara Salgado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Karlucy Farias de
Cristino, Ana Caroline Cabral
Matos, Tatiana Régia Carneiro
Uchoa, Maria Larisse Pinheiro
Moura, Séfura Maria Assis
Silva, Mayara Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Magia Alimentar
Prática Educativa
Educação Profissional e Tecnológica.
topic Escola de Magia Alimentar
Prática Educativa
Educação Profissional e Tecnológica.
description A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798
10.21439/conexoes.v14i1.1798
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i1.1798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1798/1413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 14 No. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 Núm. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 14 No 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 14 N. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14 n. 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 14 编号 1 (2020): Esp.2 Mulheres na ciência; 57-63
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066086166528