SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Joye, Cassandra Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/713
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir o conceito de Presença no contexto da Educação a Distância, bem como de apresentar as formas e classificações do conceito de presença. Quais são as formas de estar presente nas situações cotidianas, como na aprendizagem a distância, considerando o avanço das tecnologias digitais e da comunicação via web? O artigo traz pistas para responder essa pergunta, através de uma compilação bibliográfica e de levantamento de conceitos sobre o tema, com o objetivo principal de demonstrar formas de presença do aluno na EaD, além de discutir o conceito de presença e suas interrelações com os conceitos de educação, distância e ausência. A discussão contribui para estudos sobre a presença na educação, bem como para compreender o processo de aprendizagem do aluno, seja no contexto presencial, seja na modalidade semipresencial.
id IFCE-1_f819ff1e783c41301e2536491d6c3281
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/713
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEste artigo tem o objetivo de discutir o conceito de Presença no contexto da Educação a Distância, bem como de apresentar as formas e classificações do conceito de presença. Quais são as formas de estar presente nas situações cotidianas, como na aprendizagem a distância, considerando o avanço das tecnologias digitais e da comunicação via web? O artigo traz pistas para responder essa pergunta, através de uma compilação bibliográfica e de levantamento de conceitos sobre o tema, com o objetivo principal de demonstrar formas de presença do aluno na EaD, além de discutir o conceito de presença e suas interrelações com os conceitos de educação, distância e ausência. A discussão contribui para estudos sobre a presença na educação, bem como para compreender o processo de aprendizagem do aluno, seja no contexto presencial, seja na modalidade semipresencial.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/71310.21439/conexoes.v9i2.713Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e PerspectivasConexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas2176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/713/523Schmidlin, Iraci de Oliveira MoraesJoye, Cassandra Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:09Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/713Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:09Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
title_short SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort SIGNIFICADO DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
author_facet Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Joye, Cassandra Ribeiro
author_role author
author2 Joye, Cassandra Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidlin, Iraci de Oliveira Moraes
Joye, Cassandra Ribeiro
description Este artigo tem o objetivo de discutir o conceito de Presença no contexto da Educação a Distância, bem como de apresentar as formas e classificações do conceito de presença. Quais são as formas de estar presente nas situações cotidianas, como na aprendizagem a distância, considerando o avanço das tecnologias digitais e da comunicação via web? O artigo traz pistas para responder essa pergunta, através de uma compilação bibliográfica e de levantamento de conceitos sobre o tema, com o objetivo principal de demonstrar formas de presença do aluno na EaD, além de discutir o conceito de presença e suas interrelações com os conceitos de educação, distância e ausência. A discussão contribui para estudos sobre a presença na educação, bem como para compreender o processo de aprendizagem do aluno, seja no contexto presencial, seja na modalidade semipresencial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/713
10.21439/conexoes.v9i2.713
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/713
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v9i2.713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/713/523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 9 No. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 Núm. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 9 No 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 9 N. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 9 编号 2 (2015): Educação a Distância: Realidades, Desafios e Perspectivas
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064734552064