RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110 |
Resumo: | Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo. |
id |
IFCE-1_f8887d371f9bec2af72cb1d6f7d6271c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2110 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICAEnsino de FísicaAtividades ExperimentaisMostra de Física.Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/211010.21439/conexoes.v15i0.2110Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210142176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110/1559Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessEsmeraldo, Nadia Ferreira de AndradeMoreira, Renato Teixeira2022-08-22T09:53:49Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2110Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:49Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
title |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
spellingShingle |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade Ensino de Física Atividades Experimentais Mostra de Física. |
title_short |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
title_full |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
title_fullStr |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
title_sort |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA |
author |
Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade |
author_facet |
Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade Moreira, Renato Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Renato Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade Moreira, Renato Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Atividades Experimentais Mostra de Física. |
topic |
Ensino de Física Atividades Experimentais Mostra de Física. |
description |
Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110 10.21439/conexoes.v15i0.2110 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110/1559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021014 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066194169856 |