RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Renato Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110
Resumo: Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.
id IFCE-1_f8887d371f9bec2af72cb1d6f7d6271c
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2110
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICAEnsino de FísicaAtividades ExperimentaisMostra de Física.Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/211010.21439/conexoes.v15i0.2110Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210142176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110/1559Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessEsmeraldo, Nadia Ferreira de AndradeMoreira, Renato Teixeira2022-08-22T09:53:49Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2110Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:49Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
title RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
spellingShingle RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade
Ensino de Física
Atividades Experimentais
Mostra de Física.
title_short RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
title_full RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
title_fullStr RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
title_full_unstemmed RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
title_sort RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
author Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade
author_facet Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade
Moreira, Renato Teixeira
author_role author
author2 Moreira, Renato Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esmeraldo, Nadia Ferreira de Andrade
Moreira, Renato Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Atividades Experimentais
Mostra de Física.
topic Ensino de Física
Atividades Experimentais
Mostra de Física.
description Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110
10.21439/conexoes.v15i0.2110
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2110/1559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021014
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066194169856