OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo de Jesus, Thamires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis Thiengo, Edmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/109
Resumo: O eixo central deste estudo surgiu da necessidade de elaborar práticas pedagógicas inclusivas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos. Este estudo objetiva-se discutir diferentes conceitos de divisão com base na comparação de figuras geométricas de forma a verificar como figuras de maior área podem ser construídas com figuras de menor área. Os dados foram produzidos por meio de uma intervenção realizada com uma aluna surda do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em Vitória, ES. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, o material pedagógico “Escala Algébrica”, Formas geométricas, além de atividade que envolvem o algoritmo da divisão. As estratégias que englobam este estudo, foram elaboradas com base na Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas, criada por Piotr Galperin. Observamos indícios da construção de conceitos nos planos material, da linguagem externa e mental, constituindo-se evidências de aprendizagem. Verificamos que o Material Pedagógico “Escala Algébrica” influenciou como mediador entre a aluna surda, o professor e o objeto de ensino em questão e atuou como potências do desenvolvimento mental da aluna surda.
id IFES-1_10eb89c775109b4f2485372e14cd53ce
oai_identifier_str oai::article/109
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCOEnsino de Matemática para surdosEducação matemática e inclusãoDivisãoO eixo central deste estudo surgiu da necessidade de elaborar práticas pedagógicas inclusivas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos. Este estudo objetiva-se discutir diferentes conceitos de divisão com base na comparação de figuras geométricas de forma a verificar como figuras de maior área podem ser construídas com figuras de menor área. Os dados foram produzidos por meio de uma intervenção realizada com uma aluna surda do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em Vitória, ES. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, o material pedagógico “Escala Algébrica”, Formas geométricas, além de atividade que envolvem o algoritmo da divisão. As estratégias que englobam este estudo, foram elaboradas com base na Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas, criada por Piotr Galperin. Observamos indícios da construção de conceitos nos planos material, da linguagem externa e mental, constituindo-se evidências de aprendizagem. Verificamos que o Material Pedagógico “Escala Algébrica” influenciou como mediador entre a aluna surda, o professor e o objeto de ensino em questão e atuou como potências do desenvolvimento mental da aluna surda.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10910.36524/dect.v5i02.109Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 189-2052236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/109/106Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBelo de Jesus, ThamiresReis Thiengo, Edmar2019-12-06T16:49:20Zoai::article/109Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.746928Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
title OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
spellingShingle OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
Belo de Jesus, Thamires
Ensino de Matemática para surdos
Educação matemática e inclusão
Divisão
title_short OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
title_full OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
title_fullStr OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
title_full_unstemmed OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
title_sort OS DIFERENTES CONCEITOS DE DIVISÃO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS: A SURDEZ EM FOCO
author Belo de Jesus, Thamires
author_facet Belo de Jesus, Thamires
Reis Thiengo, Edmar
author_role author
author2 Reis Thiengo, Edmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo de Jesus, Thamires
Reis Thiengo, Edmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática para surdos
Educação matemática e inclusão
Divisão
topic Ensino de Matemática para surdos
Educação matemática e inclusão
Divisão
description O eixo central deste estudo surgiu da necessidade de elaborar práticas pedagógicas inclusivas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos. Este estudo objetiva-se discutir diferentes conceitos de divisão com base na comparação de figuras geométricas de forma a verificar como figuras de maior área podem ser construídas com figuras de menor área. Os dados foram produzidos por meio de uma intervenção realizada com uma aluna surda do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em Vitória, ES. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, o material pedagógico “Escala Algébrica”, Formas geométricas, além de atividade que envolvem o algoritmo da divisão. As estratégias que englobam este estudo, foram elaboradas com base na Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas, criada por Piotr Galperin. Observamos indícios da construção de conceitos nos planos material, da linguagem externa e mental, constituindo-se evidências de aprendizagem. Verificamos que o Material Pedagógico “Escala Algébrica” influenciou como mediador entre a aluna surda, o professor e o objeto de ensino em questão e atuou como potências do desenvolvimento mental da aluna surda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/109
10.36524/dect.v5i02.109
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/109
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/109/106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 189-205
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027576090624