OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2034 |
Resumo: | A prática pedagógica é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do docente. O presente artigo visa fazer uma reflexão da prática do ensino ciências, do ponto de vista do professor em formação, a partir de observações e uma intervenção feitas em sala de aula por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. Foi possível observar a falta de infraestrutura que afeta diretamente as escolas públicas. Sendo assim, fez-se necessário fazer uma reflexão sobre os métodos de ensino a qual deve-se seguir. De maneira que para etapa de intervenção foi elaborado um plano de aula viabilizando aliar os métodos tradicional com os métodos inovador. Os resultados mostraram que o método tradicional aliado ao método inovador foi satisfatório a nossa perspectiva enquanto docente em processo de formação. |
id |
IFES-1_18a15bc10ad79ea8dc494ff4e1b5b9dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2034 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁEnsino.Intervenção.InovadorA prática pedagógica é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do docente. O presente artigo visa fazer uma reflexão da prática do ensino ciências, do ponto de vista do professor em formação, a partir de observações e uma intervenção feitas em sala de aula por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. Foi possível observar a falta de infraestrutura que afeta diretamente as escolas públicas. Sendo assim, fez-se necessário fazer uma reflexão sobre os métodos de ensino a qual deve-se seguir. De maneira que para etapa de intervenção foi elaborado um plano de aula viabilizando aliar os métodos tradicional com os métodos inovador. Os resultados mostraram que o método tradicional aliado ao método inovador foi satisfatório a nossa perspectiva enquanto docente em processo de formação.EDIFES2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/203410.36524/saladeaula.v12i1.2034Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 51-582316-729710.36524/saladeaula.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2034/1099Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDAYSE DE OLIVEIRA SILVA, THAYANECosta de Paula, Maria do Rosario LEAL MATOS, DARLEY CALDERADO 2023-10-23T20:39:36Zoai::article/2034Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.469832Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
title |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
spellingShingle |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ DAYSE DE OLIVEIRA SILVA, THAYANE Ensino.Intervenção.Inovador |
title_short |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
title_full |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
title_fullStr |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
title_sort |
OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ |
author |
DAYSE DE OLIVEIRA SILVA, THAYANE |
author_facet |
DAYSE DE OLIVEIRA SILVA, THAYANE Costa de Paula, Maria do Rosario LEAL MATOS, DARLEY CALDERADO |
author_role |
author |
author2 |
Costa de Paula, Maria do Rosario LEAL MATOS, DARLEY CALDERADO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAYSE DE OLIVEIRA SILVA, THAYANE Costa de Paula, Maria do Rosario LEAL MATOS, DARLEY CALDERADO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino.Intervenção.Inovador |
topic |
Ensino.Intervenção.Inovador |
description |
A prática pedagógica é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do docente. O presente artigo visa fazer uma reflexão da prática do ensino ciências, do ponto de vista do professor em formação, a partir de observações e uma intervenção feitas em sala de aula por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. Foi possível observar a falta de infraestrutura que afeta diretamente as escolas públicas. Sendo assim, fez-se necessário fazer uma reflexão sobre os métodos de ensino a qual deve-se seguir. De maneira que para etapa de intervenção foi elaborado um plano de aula viabilizando aliar os métodos tradicional com os métodos inovador. Os resultados mostraram que o método tradicional aliado ao método inovador foi satisfatório a nossa perspectiva enquanto docente em processo de formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2034 10.36524/saladeaula.v12i1.2034 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2034 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v12i1.2034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2034/1099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 51-58 2316-7297 10.36524/saladeaula.v12i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027051802624 |